domingo, 16 de dezembro de 2012

Peter Drucker - A nova sociedade e o management

A sociedade em que vivemos mudará muito nas próximas décadas e desenhará um novo ambiente para os negócios. Quais suas características? A mobilidade social será maior e a força de trabalho estará dividida em duas classes distintas à disposição dos empregadores: a das pessoas de menos e a de mais de 50 anos de idade. As empresas deverão remunerá-las também de modos diferentes: as primeiras necessitarão de renda constante e emprego estável; as segundas poderão cuidar dos trabalhos temporários.

Enfim, os pilares de uma empresa serão modificados:

1) o significado da produção é o conhecimento, que é propriedade dos trabalhadores do conhecimento e é facilmente transportável;

2) há cada vez mais trabalhadores externos, temporários ou com dedicação parcial;

3) a concentração do negócio inteiro dentro da empresa não funciona mais, pois o conhecimento necessário para uma atividade é altamente especializado e sai muito caro contratar todos os funcionários que têm um dos conhecimentos necessários;

4) agora o cliente possui a informação;

5) restam poucas tecnologias únicas; as indústrias precisam dominar muitas tecnologias diferente, com as quais nem sempre estão familiarizadas.

Fonte:  http://ghostwriter-2007.blogspot.com.br/

Peter Drucker - A nova sociedade e o management 
A próxima sociedade será uma sociedade do conhecimento, e os trabalhadores do conhecimento serão o grupo dominante da força de trabalho. Ela terá três características principais: desaparecimento de fronteiras, porque o conhecimento viaja com mais facilidade que o dinheiro; mobilidade ascendente, por meio da educação formal; e potencialtanto para o fracasso como para o êxito.
A nova economia do conhecimento dependerá dos trabalhadores do conhecimento, entre os quais estarão não apenas os que possuem importante formação teórica, como médicos, advogados, professores, contadores ou engenheiros químicos, mas também os “tecnólogos do conhecimento”: técnicos em computação, desenvolvedores de software, técnicos em laboratório de análises clínicas, tecnólogos da produção e técnicos paralegais.
Assim como ocorreu com a agricultura, o declínio da produção fabril provocará uma explosão de protecionismo, não necessariamente por meio de impostos, mas de subsídios,quotas e regulamentos de todos os tipos. É provável que surjam blocos regionais que comercializarão livremente entre si, porém serão altamente rotecionistas em relação aos mercados externos. A União Européia, o Nafta e o Mercosul já apontam para essa direção.
Na maioria dos países, e em boa quantidade de grandes empresas, a alta gerência ainda é vista como uma extensão da gerência operacional. A alta gerência de amanhã será um órgão distinto e separado: representará a companhia. Uma de suas principais tarefas será balancear as necessidades de resultados de curto e longo prazo com as demandas dos diversos grupos de interessados: clientes, acionistas (em especial investidores institucionais e fundos de pensão), trabalhadores do conhecimento e comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário