sexta-feira, 9 de novembro de 2012

UFJF participa de jornada sobre biblioteca digital na Argentina

O uso cada vez mais constante das novas tecnologias e das plataformas digitais para difusão e aquisição de conteúdos e conhecimento é um recurso de grande importância para o desenvolvimento científico dentro das instituições de ensino. Consciente disto, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi uma das pioneiras no Brasil a investir na contratação de Bibliotecas Virtuais e Banco de Dados, além de ser a primeira do país a efetivar a compra de tablets para empréstimo a alunos e funcionários. Só em 2012 foram disponibilizados recursos da ordem de R$ 451 mil para a implementação de um novo conceito em difusão do conhecimento.
E para para compartilhar as experiências da UFJF em relação à implementação das bibliotecas virtuais, a coordenadora do Centro de Difusão do Conhecimento, Adriana Aparecida de Oliveira, participa da 10ª Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitária, que está sendo realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, em Buenos Aires, Argentina.
Esta é a primeira vez que Adriana participa da jornada e também é a sua estreia com o artigo “A aquisição de livros digitais nas Bibliotecas da Universidade Federal de Juiz de Fora: um novo tempo para a formação acadêmica”. A coordenadora explica que o objetivo do texto é fazer um relato dessa experiência que teve início ainda este ano, “contar como foi a aquisição e a implantação das plataformas, como e onde foram realizados os investimentos disponibilizados em 2011, além de esclarecer a aplicação dos recursos que ainda está acontecendo”.
Ela enfatiza que as virtualizações estão sendo colocadas em prática para atender à demanda de disponibilizar um número maior de exemplares de diversos títulos, não só em papel. “A solução encontrada foi a aquisição, além de títulos impressos, de livros digitais. Desta forma, seria solucionado parte do problema de disponibilidade de espaço físico e seria possível atender com a mesma eficiência os polos de Educação a Distância.” Ler matéria completa

Um comentário:

  1. Ana Wanessa, sempre acompanho seus posts e gosto muito de tudo que leio, aprendo e compartilho do seu blog. Mas ainda me surpreende uma bibliotecária blogueira tãooooooo antenada!!!!
    Este evento na Argentina foi ótimo!!! Participaram bibliotecários de lá, Uruguay, Paraguai, México e Brasil.

    ResponderExcluir