terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tecnologias emergentes para o século 21

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/02/2012
Ansiedade Tecnológica
É comum ver visionários de todos os tipos tentando adivinhar quaistecnologias poderão "mudar o mundo".
Menos comum é ouvir o segmento econômico mais poderoso do mundo  - reunido no Fórum Econômico Global - dando sua lista de desejos tecnológicos.
O documento foi preparado por uma equipe que incluiu cientistas, especialistas em cada área e políticos. Contudo, pelo tom com que ele foi apresentado, talvez fosse mais correto dizer que se trata de uma "lista de ansiedadestecnológicas".
Segundo a organização, a lista destaca "tendências tecnológicas com maior probabilidade de impactar o estado do mundo no futuro próximo", ou seja, tecnologias capazes de mudar mundo, mas dito em um tom de algo que não parecia muito desejável.
"Se a Primavera Árabe demonstrou que muitos governos ainda não sabem como responder a tecnologias maduras e simples como o Facebook e o Twitter, eles podem correr o risco de ficar absolutamente vendidos em face das 'mudanças tecnológicas baseadas na ciência' [sic]," disse Tim Harper, membro do Conselho Global de Tecnologias Emergentes, ligado ao Fórum Econômico Global.
Veja abaixo a lista das "tecnologias baseadas na ciência", que aparentemente podem assustar os governos. Elas foram listas "em ordem do potencial que têm para oferecer soluções para os desafios globais", segundo o Fórum.
Informática para Agregação de Valor à Informação
A quantidade de informação disponível para indivíduos e organizações não tem precedentes na história humana, e a taxa de geração de informação continua a crescer exponencialmente.
No entanto, o grande volume de informações está ameaçando criar mais ruído do que valor, e, como resultado, limitando seu uso eficaz.
Inovações na forma como a informação é organizada, extraída e processada são elementos-chave para filtrar o ruído e usar a riqueza crescente de informação para enfrentar os desafios emergentes. Ler matéria completa AQUI
FONTE: http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário