quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Jesus Martín-Barbero, comunicólogo espanhol, relaciona o papel dos meios de comunicação de massa com os processos de formação de identidades sociais


Martín-Barbero afirma que existe cultura na televisão, porém os meios de cultura negavam que houvesse. Alguns intelectuais não falam sobre a televisão, mas Pierre Bourdieu falou sobre a tv. Barbero disse que o que o desagrada na televisão é que a televisão, no México e Colômbia, é cada vez mais igual, mais pobre.  E a coisa que mais o atrai na televisão é o zapping, isto possibilita uma experiência de hipertextualidade.


Barbero fala sobre a tv pública. tendo nesta a possibilidade de transmitir séries históricas, grandes documentários, que são trabalhos profundos sobre aspectos da cultura de nossos países. Na América Latina temos a TV Cultura, canal 22, aqui no Ceará a TV Assembléia. dentre outras. Segundo Paulo Markun, os ministros e os governos pensam a televisão como não sendo parte da cultura. Segundo Barbero boa parte do fracasso dos investimentos em educação deve-se ao fato de ignorar a cultura. Eles perceberam isso e começaram a pesquisar o papel da cultura na economia nacional. Nos EUA, hoje, a exportação cultural é a maior de todas. O que há de mais dinheiro nos EUA tem haver com a tv. Leu no Le Monde, que o Governo Francês investiu enormemente para passar os programas People and Arts e Discovery Channel em seus canais, oferecê-los às escolas e para constar nas bibliotecas. E não eram tão caros. As pessoas poderiam ver o melhor da TV mundial se nossos governos quisessem. Assinar da tv a cabo custa muito caro para a maioria das pessoas, mas alguns desses programas sobre história e geografia, que facilitam o entendimento do mundo de hoje, poderiam passar nos canais locais.  


Leia e assista a entrevista na íntegra AQUI

Martín-Barbero, nas palavras de Orozco Gómez, é quem, pioneiramente, nos estudos de recepção, “[...] privilegia a cultura como a grande mediadora dos processos de produção comunicativa”, afirmando que “[...] a comunicação em abstrato não é  possível, e sim está inscrita e mediada pela cultura; sempre se dá dentro uma cultura”.

Martín-Barbero e Orozco GómezAssim têm sido inspiradores e norteadores de estudos de recepção que se atrelam à corrente investigativa dos Estudos Culturais. Tais estudos têm-se apresentado, prioritariamente, junto ao campo da Comunicação. 

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