terça-feira, 2 de outubro de 2012

VII fórum de Biblioteconomia com o tema: “Geração Empreendedora: estratégias e oportunidades que fazem a diferença”


O tema escolhido para o VII fórum foi “Geração Empreendedora: estratégias e oportunidades que fazem a diferença”, e o motivo que levou a essa escolha foi a necessidade de uma discussão diferenciada na área de Biblioteconomia. A imagem que o profissional tem atualmente na sociedade, refletida tanto pela mídia como por pesquisas acadêmicas, dão um indicativo de que algo precisa ser mudado, ou pelo menos discutido.
O empreendedorismo surge como uma alternativa que não se destina apenas ao planejamento de novos negócios, mas de uma forma de pensar e agir diferenciada. Ser empreendedor é fugir do ‘estático’, dos padrões, é olhar para o lado oposto ao que todos olham. Nesse sentido, buscamos com esse tema o incentivo ao empreendedorismo em prol do desenvolvimento profissional da área de Biblioteconomia.
Para provocar as discussões, delimitamos 3 subtemas principais: atitude empreendedora, movimento associativo e projetos sócio-culturais. Compreendemos que o empreendedorismo é uma atitude e uma forma de pensar que pode ser estimulada durante o período da graduação e que apresentar experiências e cases se constitui um modo de aproximar pessoas e ideias.
Por outro lado, entendemos que atuação em movimentos associativos, como entidades de classe, são essenciais para a visibilidade da profissão, diante da sociedade, de outros profissionais e do Estado. Ou seja, o movimento associativo pode ser considerado tanto estratégia de defesa política da classe como também estratégia de promoção profissional.
Igualmente importante é a atuação de estudantes e profissionais em projetos sócio-culturais, o qual se configura como um nicho de mercado em expansão devido aos programas e editais públicos de instituições públicas e organizações privadas para o estimulo a bibliotecas, leitura, literatura e demais artes. Esse tipo de atuação é condizente com as pessoas que acreditam que podem provocar impacto social com sua atuação e ser remunerado por isto, ou seja, a atuação por meio do empreendedorismo social. Com essa abordagem, buscamos desmitificar a ideia de que atuar em sociedade implica ser voluntário.
A temática e subtemas revelam a preocupação dos estudantes e profissionais com os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para atuar numa sociedade dita da “Informação e do conhecimento”.


Fonte: http://forumbiblioufpe.wordpress.com/tema/

Nenhum comentário:

Postar um comentário