segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Rogério Meneghini, um dos criadores do Scielo, fala sobre os entraves vividos pelas revistas científicas brasileiras e as perspectivas de transformação do sistema editorial.

Em entrevista à CH On-line, Rogério Meneghini, um dos criadores do Scielo, maior indexador de periódicos de acesso aberto da América Latina, fala sobre os entraves vividos pelas revistas científicas brasileiras e as perspectivas de transformação do sistema editorial.

Por: Sofia Moutinho/ Ciência Hoje On-line*
Publicado em 20/09/2012 | Atualizado em 25/09/2012 


Há 15 anos, o bioquímico Rogério Meneghini e seu colega Abel Packer criaram o Scielo (Scientific Electronic Library Online), indexador de periódicos científicos que deu abrigo a centenas de publicações nacionais de acesso aberto, que antes ficavam dispersas e invisíveis à comunidade científica em geral. Hoje, o projeto reúne e dá selo de qualidade a 1.087 periódicos nacionais e internacionais e tem seu modelo adotado em outros 12 países. Muitos pesquisadores são da opinião de que a iniciativa foi fundamental para fortalecer e dar mais visibilidade para a pesquisa feita no Brasil.
Mas, passados os anos e as conquistas citadas, os periódicos nacionais continuam sendo a segunda opção de publicação dos pesquisadores que querem ver seus trabalhos lidos e citados. Mesmo os periódicos nacionais de maior visibilidade têm número de citações de seus artigos e fator de impacto (índice que mede a relevância das revistas) muito inferiores aos das publicações de áreas correspondentes de países desenvolvidos. Em entrevista à CH On-line concedida durante o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Rogério Meneghini comenta essas questões e expõe sua visão sobre o cenário atual dos periódicos brasileiros. O evento acontece esta semana em Gramado, no Rio Grande do Sul. 



Fonte:http://cienciahoje.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário