terça-feira, 2 de outubro de 2012

Nova lei no Japão prevê 2 anos de prisão por download ilegal


Internautas japoneses que baixarem arquivos ilegalmente enfrentarão pena de dois anos de prisão ou multa de até 2 milhões de ienes, o equivalente a cerca de R$52.100, pela cotação desta segunda-feira (01/10). A nova lei passa a vigorar a partir de hoje, embora desde 2010 a atividade já fosse considerada crime pelo governo do Japão.

Pelo texto, fazer o download de um único arquivo será suficiente para colocar alguém na cadeia. Além disso, usar serviços como o YouTube também poderá ser considerado ilegal, já que ele armazena temporariamente arquivos de vídeo no computador do usuário.


Quem faz upload de material protegido por direitos autorais está sujeito a sanções ainda mais severas. Neste caso, a detenção pode chegar à dez anos, com multa de 10 milhões de ienes (R$260.500).

A legislação foi aprovada sob influência da Associação da Indústria Fonográfica do Japão, apontada como a segunda maior do mundo, atrás apenas da americana. A instituição se baseou em um estudo de 2010, que sugere que, naquele ano, o país somou 4,36 bilhões de downloads ilegais, contra 440 milhões feitos legalmente. (Ler matéria na Íntegra)

Fonte: http://www.hacknews.com.br/

Dica de leitura!
Ética Comunicacional

Um comentário:

  1. Muito bom saber disso. Em meu livro CRIMES NA INTERNET comento sobre uma recente lei japonesa que já colocou um criador de virus atrás das grades.

    ResponderExcluir