terça-feira, 4 de setembro de 2012

Wiki como ferramenta para gestão do conhecimento

Wiki – Um novo conceito em gestão do conhecimento nas empresas

by  

WIKI CORPORATIVO – Porque pode ser bom para sua empresa ou organização.
Você ja deve conhecer o mediawiki, software que “roda” por baixo do “capot” da WIKIPÉDIA. Se não conhece aproveite para analisar – existem muitos artigos na web – e verificar como ele pode ser útil na sua organização. Obviamente é claro sua implantação depende do plano estratégico de sua empresa, cultura corporativa  e também da mudança de paradigmas quanto a conteúdo estruturado (intranets estáticas).
Então, pensando em compartilhar conhecimento e dentro do plano de gestão deste conhecimento resolvemos implementar um sistema de conhecimento colaborativo ou como muitos preferem um sistema de gestão do conhecimento baseado em wiki/mediawiki na instituição onde trabalho.
O motivo : Em qualquer organização a rotina de colaboração é constante, porém  não é organizada e tão pouco transparente. Muitas informações e conhecimento valioso se perdem em caixas postais de email (anexos), arquivos locais ( pc do usuário ), arquivos na rede ( servidores ), pendrives, dvd’s, cd’s e  intranets que não servem para nada a não ser como lista telefônica ou de ramais.
Para quem pensa que este assunto é novo saiba que até PLATÃO em sua época já se preocupava com o assunto !
A idéia de um wiki corporativo serve para unir o conhecimento explícito ( documentado, ja existente ) ao conhecimento tácito ( competência de cada um, possuir conhecimento e saber aplicar ) gerando uma base sólida de aprendizado e colaboração contínua com foco na entrega. Ler matéria completa.

Fonte: http://pauloamaral.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário