sábado, 22 de setembro de 2012

Sobre Segurança da Informação e Criptografia

Compartilho alguns apontamentos de aula
Disciplina Segurança da Informação
Especialização em Tec. Aplic. ao Tratamento, Recuperação e Gestão da Informação
Com o excelente professor Osvaldo.


Você se sente seguro na Internet? Você sente segurança ao acessar sites de bancos na Internet? E fazer compras na Internet?

O principal fator de risco das vendas pela Internet não esta entre a comunicação do cliente e da loja,  mas na segurança do computador de cada pessoa. É importante compreender a especialidade de criptografia.
Mas afinal o que é criptografia? Este termo tem origem na junção de duas palavras gregas.(Kryptós=escondido e Gráphein=escrita) Criptografar é escrever mensagens sigilosas.  Na Internet toda segurança é baseada em criptografia. Ela é realizada pelo provedor da Internet e é isso que garante o sigilo nas comunicações.  A ideia é proteger o conteúdo das mensagens trocadas entre duas pessoas, mesmo que mais de uma delas tem acesso a elas.(duas mensagens trocadas por duas pessoas possam ser lidas só por elas e mais ninguém) Nesse sentido, é necessário criar uma senha ou chave. Quem cria a mensagem é quem tem que ter a segurança de que a chave chegará ao receptor.  Pois bem, posteriormente foi descoberto uma forma de enviar uma mensagem sem ter que enviar  uma chave. (demonstra o esquema da troca de cadeados = sistema assimétrico de chave pública (fizemos o exercício no sistema em sala de aula) interação das duas partes da conversa. Pois então, a criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica é um método de criptografia que utiliza um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada. a chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via email ou outras formas, enquanto a chave privada deve ser conhecida ao menos pelo seu dono. Num algoritmo de criptografia assimétrica, uma mensagem cifrada com a chave pública pode somente ser decifrada pela sua chave privada correspondente. 

Este vídeo fala de criptografia, e também foi usado como recurso. http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1190

 

Vídeo, (http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1128 ), que dá um exemplo de como desencriptar um texto que foi encriptado usando a Cifra de César.


Sobre a Cifra de César.
Estes links falam da cifra de César na web http://pt.wikipedia.org/wiki/Cifra_de_C%C3%A9sar e http://www.mcsesolution.com/Seguran%C3%A7a/a-matematica-da-cifra-de-cesar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário