quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Bibliotecário e o curador

Biblioteconomia, gestão da informação e curadoria

Você pode ter algum tipo de ideia preconcebida sobre que tipo de pessoa é um bibliotecário e o tipo de trabalho que ele faz. Embora em alguns aspectos a profissão confirme o estereótipo, ela pode envolver mais do que simplesmente organizar e catalogar livros e outros documentos escritos. Um curador normalmente realiza tarefas similares às de um bibliotecário ou um gerente de informações, mas, no entanto,  trabalha em locais como museus, galerias e exposições. Para se adaptar às funções nesses campos, você deve ser extremamente bem-informado e possuir uma compreensão avançada do idioma inglês. Em caso de estudos para curador, você deve ter ainda grande entusiasmo pela área específica na qual deseja trabalhar — por exemplo, se for trabalhar em um museu especializado em artefatos do Egito antigo você precisa estar familiarizado com a história e a arqueologia do Egito antigo.
Não existem qualificações específicas que possam garantir seu ingresso nessas profissões, mas há vários cursos que você pode concluir que o ajudarão a encontrar trabalho em bibliotecas, museus e galerias. De modo geral, uma qualificação genérica como bacharel em arte ou bacharel em ciências sociais seria suficiente para trabalhar nesses campos, tanto quanto treinamento e capacitações correspondentes à função no trabalho. Uma qualificação mais específica para gestão da informação e biblioteconomia seria um grau de bacharel em estudos da informação, que está amplamente disponível nas universidades australianas. Para curadoria, tanto um grau de bacharel de belas-artes ou em teoria da arte seria uma boa escolha, já que as informações recebidas ao longo desses cursos seriam mais personalizadas para aqueles que buscam um emprego em galerias de arte. Em termos de qualificações de nível mais baixo, algumas instituições na Austrália oferecem um certificado IV em prática de museu, proporcionando um treinamento ideal antes de uma solicitação de emprego no campo da curadoria.
Para mais informações sobre trabalho no campo de biblioteconomia ou gestão da informação, visite o site Australian Library and Information Association (ALIA). O site Museums Australia também fornece algumas informações interessantes sobre como ingressar em um trabalho de curador e lista ainda trabalhos disponíveis.
Use nossa função de Busca para encontrar uma lista de instituições australianas que oferecem capacitações neste campo.

Fonte: http://www.studyinaustralia.gov.au/

Nenhum comentário:

Postar um comentário