segunda-feira, 3 de setembro de 2012

"Biblioteca pública e livrarias atraem leitores no Interior do Ceará" e "Padarias Espirituais levam cultura à região do Cariri"

Biblioteca pública e livrarias atraem leitores no Interior

02.09.2012

Segundo profissionais, o número de pessoas que procuram esses locais ainda não é tão expressivo
Juazeiro do Norte. O universo da leitura não anda tão solitário no Interior. Apesar de pouco frequentadas, as bibliotecas públicas ainda são atrativas para o leitor. O público, em alguns casos, pode até ter ser um pouco diferenciado, mas, novas iniciativas, com melhor infraestrutura e renovação de acervo, seja por meio de projetos ou doações de apaixonados pelo conhecimento, têm contribuído para o crescimento das salas de leitura na região do Cariri, em função da criação de espaços em localidades carentes.


Os livros de autoajuda, literatura brasileira, estrangeira e ficção estão entre os mais comercializados na cidade, mas a clientela universitária tem sido crescente nos últimos anos Fotos: ELIZÂNGELA SANTOS




Ler matéria completa

Mais informações:
Biblioteca Pública Municipal
Rua Santo Agostinho, S/N, Centro
Juazeiro do Norte/CE
Telefones: (88) 3512.3380/
(88) 3511. 1999

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER
Padarias Espirituais levam cultura à região do Cariri

Juazeiro do Norte.
Por ano, ele consegue reunir cerca de 50 mil livros. A meta é abrir cada vez mais bibliotecas comunitárias nos lugares mais carentes e com maior sede de conhecimento. Denominadas de Padarias Espirituais por Elmano Rodrigues Pinheiro, cearense de Farias Brito, residente em Brasília, com mais de 30 anos de atuação na gráfica da Universidade de Brasília (UnB), já se somam milhares de edições encaminhadas para o Cariri, por iniciativa própria.


Por conta do projeto, já foram enviados mais de 600 mil livros para diversas localidades carentes de Crato e Juazeiro do Norte, algo que vem beneficiando a população. Mais cidades do Cariri devem ganhar bibliotecas comunitárias
Foram realizadas doações a instituições como o Instituto Cultural do Cariri (ICC), no Crato, de 15 mil títulos, universidade e ao projeto de bibliotecas comunitárias de Juazeiro do Norte, que alimentou a criação de cinco delas em bairros carentes. E mais cidades da região serão beneficiadas com o projeto.

Um dos bairros a receber o projeto encabeçado pelo professor Franco Barbosa, antes diretor da Biblioteca Municipal da cidade, agora secretário Adjunto de Cultura, foi o João Cabral. Com quase 30 mil habitantes, na terra de mais de 250 mil, a cidade tinha apenas o espaço municipal como opção de leitura. Agora, a padaria de mais de três mil livros é realidade para os habitantes que costumavam conviver com a violência e a pobreza. Bairros como Vila Nova, Vila São Francisco, Limoeiro e Frei Damião também foram escolhidos.

Ler matéria Completa

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário