quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Que tipo de indivíduo é você ?


Adorei a seguinte matéria! Compartilhando... Como disse Cid Silva " saber/conhecer qual é o nosso canal de percepção mais desenvolvido é descobrir como potencializar nossa." capacidade de aprender.


Você é visual, auditivo ou cinestésico?


Por Carla Poletti
 Todos nós nos relacionamos com o mundo através dos nossos sentidos, mas a maneira como esta relação acontece é única para cada indivíduo. Há dois filmes que expressam muito bem esta idéia, um chama-se “Sons do Coração”, e conta a história de um menino que se relaciona com o mundo basicamente através dos sons, o outro se chama “O Perfume”, neste a conexão se dá basicamente através dos odores.
Quando uma pessoa utiliza um destes sentidos de forma preferencial, dizemos que esta pessoa possui este canal mais desenvolvido. Assim, dizemos que uma pessoa pode ser basicamente auditiva, visual ou cinestésica. Este canal, menos conhecido, trata-se do mundo das sensações, e inclui o olfato, o tato e o paladar.
Se você pedir para uma pessoa visual descrever uma casa, provavelmente ela irá te descrever como a casa é linda, qual a sua cor, qual o seu estilo. Já um auditivo, irá te contar como a casa é silenciosa, como se ouve os passarinhos. Um cinestésico irá te falar o quanto ela é aconchegante, quentinha e cheirosa. Perceba que todos estão falando da mesma casa. O que muda é a percepção de cada um.
Imagine como isto pode interferir na comunicação.  Se uma pessoa basicamente visual vai conversar com um cinestésico, pode parecer que estão falando línguas diferentes, e quase estão. A comunicação às vezes, não flui pois não acessamos o canal preferencial do outro. Por exemplo: Se você tem um chefe muito visual, aqueles slides que você gastou horas fazendo vai abafar, mas se o seu chefe for basicamente auditivo ele vai gravar mais o que você falou, e talvez nem dê bola para os seus slides. Isto pode te frustrar muito. Você pode até achar que ele não gostou e ficar ressentido com isto.
Imagine ainda, um comprador (cinestésico) que vai para comprar um carro confortável e encontra um vendedor (visual) que só fala da beleza e do estilo do carro. A comunicação não vai fluir como poderia.
Por isto, ter consciência de qual o seu canal preferencial e de qual o do outro, é um dos pontos importantes para se criar uma maior sintonia e uma maior fluidez na comunicação.  Quando a comunicação for para um grande público, procure atender aos três canais. Descubra qual o seu canal mais desenvolvido:
  • Pegue um pedaço de papel e descreva como foi o seu dia ontem.
  • Perceba qual o canal que você mais utilizou.
  • Observe se no seu dia a dia, realmente este é o canal que você mais utiliza.
Agora, conheça mais sobre como cada tipo tende a funcionar:
Visual -  É ligado ao mundo por imagens:
  • Valores: beleza, organização, detalhe.
  • Odeia bagunça.
  • Fala alto e rápido.
  • Gesticula muito. Tem postura corporal rígida.
  • Gosta de TV, leitura, moda, decoração.
  • Cuida muito de sua aparência.
  • Memoriza o que vê por isto, para estudar usa gráficos e esquemas.
  • Para se sentir amado é preciso que lhe mostrem isto.
  • Palavras que costuma usar: brilhante, ver, rever…
  • Frases: Veja bem; tá claro; deu branco…
Auditivo - É ligado ao mundo por palavras e sons.
  • Valores: lógica, praticidade e objetividade.
  • Gosta de harmonia, “bater papo”, ouvir e discursar.
  • É o mais equilibrado em tom de voz, gestos e movimentos.
  • É negociador. Sua memória auditiva é fantástica.
  • Entre a roupa bonita e a prática escolherá a prática.
  • Gostos: rádio, música.
  • Para se sentir amado precisa ouvir que o outro o ama.
  • Palavras que costuma usar: clic, dizer, me soa, etc.
  • Frases: Sou todo ouvido, fim de papo, fala sério, etc.
Cinestésico - É ligado ao mundo pelas sensações: tato, olfato e paladar.
  • Valores: conforto, prazer, sensações agradáveis. Amante do contato físico e do bem estar.
  • Fala baixo, devagar. Tem movimentos lentos.
  • Gosta de roupas leves e confortáveis.
  • É a pessoa que precisa ser tocada, beijada e acariciada para se sentir amada.
  • As escolhas são baseadas em prazer físico, cheiro gostoso, satisfação e aconchego.
  • Memoriza o que sente.
  • Palavras que costuma usar: gosto, fluir, pressão, etc.
  • Frases: frio na barriga, nó na garganta, não me cheira bem, etc.
A tendência é de que as pessoas tenham um ou dois canais mais desenvolvidos, mas você pode desenvolver todos, é só começar a utilizá-los mais, por exemplo, se o seu canal menos desenvolvido for o auditivo, comece a prestar mais atenção aos sons de uma música, isto vai te ajudar a perceber mais os sons do mundo e quando você se deparar com uma pessoa auditiva você terá mais recursos para se comunicar com ela.
Carla Poletti é colunista do Blog Emprego & Carreira, psicóloga, e foi integrante da equipe de Roberto Shinyashiki no Instituto Gente. É especialista e se desenvolveu nas principais escolas de terapia, tais como Terapia Corporal, Renascimento, Programação Neuro Lingüística e Formação Biográfica, processo desenvolvido pela Antroposofia. Atualmente, Carla atua em sua clínica O-Núcleo Psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário