sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Objetos de aprendizagem (OA)

Objeto de aprendizagem (OA) é uma unidade de instrução/ensino reutilizável. De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroupobjetos de aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias". (Fonte: Wikepédia)

AUDINO e SILVA NASCIMENTO (2010) no artigo. Objetos de Aprendizagem: diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. Trazem vários conceitos de OA, alguns deles, são: 


Para Sosteric, Hesemeier (2002) objetos de aprendizagem são arquivos digitais (imagens ou filmes, por exemplo) que podem ser utilizados com  fins educacionais e que incluem, internamente ou através ligações, sugestões sobre o contexto apropriado no qual deve ser utilizado. 

Conforme o repositório CAREO (2002, apud MIRANDA,2004 p. 22) um Objeto de Aprendizagem é qualquer recurso digital com um valor pedagógico demonstrado que pode ser usado, reusado e referenciado para suporte de aprendizagem. podem ser um applet java, uma animação flash, um quiz on line ou um filme Quick time, mas pode ser também uma apresentação power point ou arquivo pdf.  uma imagem, um site ou uma webpage

Elemesntos característicos da OA
Conforme Singh (2001), um objeto de aprendizagem deve ser estruturado e dividido em três partes bem definidas, pois essa estrutura diferencia o recurso de outras tecnologias aplicadas à educação e possibilita a produção de conhecimento.  
  • Objetivos
  • Conteúdo instrucional ou pedagógico
  • Prática e feedback 
Mas para que ocorra o diferencial descrito por Singh é preciso que ocorra interações entre os sujeitos envolvidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário