quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Disseminando... MinC lança segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais. Campanha será veiculada na TV, rádios e internet

Com o objetivo de fomentar e valorizar os hábitos de leitura e incentivar o uso das bibliotecas públicas, a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, lançam nesta quinta-feira, dia 2 de agosto, a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais. Os detalhes da campanha, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL),  e terá em 2012 investimentos de R$ 373 milhões do MinC, serão apresentados numa cerimônia às 11 horas na Biblioteca Nacional, no Rio.
O objetivo da campanha é tanto chamar a atenção para a leitura como uma atividade prazerosa quanto um caminho para o crescimento pessoal dos leitores. Voltada a públicos de todas as classes, mas principalmente para a C, D e E, onde concentra-se a maioria dos não-leitores no Brasil,Leia Mais, Seja Mais também busca estimular a prática da leitura nas famílias e entre jovens e adultos, faixa etária em que, segundos os estudos, há uma redução gradativa dos índices de leitura.
A campanha começa a ser veiculada na própria quinta-feira nas cinco principais emissoras de televisão aberta (Globo, SBT, Record, Bandeirantes e Rede TV), em emissoras públicas como a TV Senado, a TV Câmara e a TV Justiça e, ainda, em redes nacionais de rádio em portais de internet. A campanha fica no ar durante todo o mês de agosto. Na primeira etapa da campanha, em fins de 2011, foram veiculadas mensagens de estímulo à leitura em 74 jornais em todo o País e nas quatro principais revistas semanais.
Segundo a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, "A campanha pretende chamar  a atenção de toda a sociedade ao que pode significar, para cada um, ler e ser um incentivador da leitura. Ela pretende valorizar a leitura como prática social e direito do cidadão, direito que ele sequer percebe como tal, ou cuja importância não consegue, muitas vezes, sequer vislumbrar"
Campanha terá diferentes suportes
Além dos filmes de TV, spots de rádio e banners de internet, a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais contará com uma série ações nos canais nas redes sociais, do MinC e da Fundação Biblioteca Nacional e em outras instituições vinculadas ao ministério. No primeiro dia da campanha, o Ministério da Cultura e a Biblioteca Nacional iniciarão uma ação em suas páginas no Facebook para que os internautas substituam, por algum tempo, suas imagens de perfil por capas dos livros que mais gostam, tornando assim suas páginas, literalmente, um FACEBOOK, ou em português CARA DE LIVRO.
Durante todo o mês, o MinC e algumas de suas vinculadas utilizarão esperas telefônicas com trechos de obras de autores brasileiros, acompanhadas de um convite para que as pessoas também leiam o livro. Vários artistas abriram mão dos cachês e gravaram mensagens sobre a importância da leitura. No filme que estará no ar a partir desta semana, o público verá a participação de nomes como as atrizes Mayana Neiva e Klara Castanho e os atores Luis Miranda e David Lucas, cedidos pela Rede Globo, além da poetisa e também atriz Elisa Lucinda.
O brasileiro ainda lê pouco
A mais recente edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, divulgada em março, aponta que, embora os indicadores de leitura tenham crescido bastante na última década, os brasileiros ainda leem pouco. Enquanto 88 milhões se declararam leitores, mais de 100 milhões apontaram diversas razões para não ler livros, entre as quais a falta de motivação.
Para o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, ao mesmo tempo em que o governo precisa investir na construção e na reforma da rede de bibliotecas para melhorar o acesso gratuito aos livros e na formação de agentes para fomentar a leitura entre a população, é necessário desenvolver campanhas permanentes. “Valorizar a leitura no imaginário coletivo e chamar a atenção também para o seu papel social e no cotidiano das pessoas é um dos pilares fundamentais das políticas públicas do livro e leitura”, afirma ele.
Lançamento da campanha Leia Mais, Seja Mais 2012
Data: 02/ de agosto, quinta-feira
Horário: 11h
Local: Auditório Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional
Rua México S/N° - Centro, Rio de Janeiro – RJ (Entrada pelo Jardim)
Informações à imprensa
Fábio Diegues

Nenhum comentário:

Postar um comentário