terça-feira, 7 de agosto de 2012

Disseminando... convite para o último curso aberto do Programa de Pesquisa em Artes Visuais

O Centro de Artes Visuais de Fortaleza vem reforçar o convite para o último curso aberto do Programa de Pesquisa em Artes Visuais. Quem tiver interesse, basta responder este e-mail confirmando a presença. As aulas serão hoje (6/8), dias 7 (terça), 8 (quarta) e 10 (sexta), das 19h às 21h.

As informações sobre o curso seguem abaixo:

O contexto é metade do trabalho: Práticas site-specific na arte contemporânea

O curso realiza um levantamento histórico de práticas artísticas que partem de um lugar, situação ou contexto específico dos anos 1960 aos dias atuais, discutindo noções como consciência contextual, site especificidade, arte pública, instalação, intervenção, estética relacional, arte situada e colaboração. A proposta é analisar experiências que têm no contexto um elemento crucial para o seu desenvolvimento e produção de sentido – seja nos seus aspectos físicos, arquitetônicos, políticos, históricos, culturais, etc – de modo a alimentar uma reflexão sobre a produção artística em Fortaleza e sua relação com o contexto local. Quais os limites e as possibilidades de engajar-se localmente e falar globalmente?

Fernanda Albuquerque é jornalista, curadora e crítica de arte. Doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte pelo PPGAV/UFRGS e Mestre pelo mesmo programa e instituição. Foi curadora assistente da 8a Bienal do Mercosul (2010-2011), tendo atuado como coordenadora curatorial da Casa M. Atualmente, trabalha para o Projeto Educativo da 30ª Bienal de São Paulo, desenvolvendo textos para os materiais educativos da mostra. Em 2010, atuou no Projeto Educativo da 29ª Bienal de São Paulo, na formação de educadores, edição de publicações e coordenação do Seminário Internacional Educação, Arte e Política. No mesmo ano, também integrou o grupo de crítica de arte do Paço das Artes, do qual participou em 2007 e 2008, e trabalhou no Instituto Tomie Ohtake, na área de cursos e publicações educativas, atividades que desenvolveu desde 2006. Entre 2008 e 2010, foi Curadora de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Em 2009, participou do programa Courants du Monde, na França, formação em artes plásticas e política cultural oferecida pela Maison de Cultures du Monde em parceria com o Ministério da Cultura francês. Já publicou artigos e entrevistas em revistas como Contemporary (Londres), Exit Express(Madri), Número (São Paulo), Tatuí (Recife) e Aplauso (Porto Alegre). Como curadora, realizou as exposições Horizonte de eventos (2010), na Fundação Ecarta, em Porto Alegre, e Dois pontos (2010), no Museu Murillo La Greca, em Recife; coordenou o projeto Artistas Convidados do Programa de Exposições 2009, no CCSP, em São Paulo; desenvolveu o projeto Vandeluz para a 7a Bienal do Mercosul (2009); e em parceria com outros curadores realizou as exposições Sinais de fumaça (2009) e Passagens secretas (2008), no CCSP, e Campo coletivo(2008), no Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo; além de ter integrado o projeto Arte e Identidade Cultural na Indústria, promovido pelo SESI-RS (2007-2008). Desde 2007, vem participando de comissões de seleção, como o júri da Bolsa Iberê Camargo (2011), a comissão de seleção do Programa de Pesquisa em Artes Visuais da Vila das Artes de Fortaleza (2011), a comissão de seleção do prêmioEDP na Artes, promovido pelo Instituto Tomie Ohtake (2010) e o júri do edital Conexões Artes Visuais/MinC/Funarte/Petrobras (2007). Já atuou na equipe da revista Aplauso como responsável pela área de artes visuais (2002-2005) e na Fundação Iberê Camargo, como estagiária e editora do site da instituição (2001-2003). Em 2010, recebeu o prêmio Estudos e Pesquisas sobre arte e economia da arte no Brasil, oferecido pela Fundação Bienal de São 

FONTE: Centro de Artes Visuais de Fortaleza/Via email cav.fortaleza@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário