quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ações sustentáveis " Concurso estimula nas escolas debate em torno das tecnologias sociais"




       Diversas tecnologias sociais empregadas no Semiárido mudaram a maneira de o homem conviver com a região

A Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Revista Fórum lançaram concurso para estimular o debate sobre tecnologias sociais nas escolas. É a terceira edição do concurso Aprender e Ensinar Tecnologia Social, que premiará professores da rede pública de ensino e de espaços não-formais de educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Organizações Não Governamentais (ONGs) que incentivam o debate em torno do assunto. Os professores que vencerem participarão do Fórum Social Mundial de 2013, na Tunísia, e divulgarão suas tecnologias em seminário organizado pela revista e pela Fundação.

A primeira edição foi realizada em 2008 e recebeu 2.640 inscrições de todo o Brasil; a segunda, em 2010, teve 3.075 inscritos. O objetivo do concurso é ampliar a divulgação e o conhecimento sobre tecnologias a favor do desenvolvimento sustentável das comunidades por meio do debate com professores, alunos do ensino fundamental e pessoas da comunidade. As tecnologias sociais são soluções simples, de baixo custo, capazes de promover transformação e desenvolvimento social, onde a comunidade é protagonista e que podem ser reaplicadas em qualquer lugar.

Os seis vencedores desta edição - um de cada região do Brasil (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte) de nível fundamental e médio, e um de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia serão anunciados no fim de um seminário, nos dias 9 e 10 de novembro, em Brasília. Além disso, serão selecionados 64 finalistas, que irão a Brasília participar de seminário sobre tecnologia social na educação, no mesmo período, com todas as despesas pagas. Os finalistas ainda receberão um tablet e um troféu. Todos os inscritos ganharão assinatura da Revista Fórum até fevereiro de 2013, um livro sobre Geração de Trabalho e Renda e também passarão a integrar a rede de educadores Aprender e Ensinar.

A Fundação Banco do Brasil começou a incentivar as tecnologias sociais em 2001 e, por meio de concurso nacional, conseguiu montar um banco com mais de 500. Pelo Semiárido, são muitas as iniciativas que vêm contribuindo para provar que é possível a convivência do sertanejo com a região.

    Ler matéria completa

      Fonte: http://diariodonordeste.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário