sexta-feira, 13 de julho de 2012

Plenária Final do II Encontro sobre o Ensino de Preservação apresenta as seguintes recomendações para as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e afins.

Para promover e assegurar a longevidade, a difusão e o acesso a acervos de memória: 

Recomendações
1. Tornar obrigatório o ensino da Preservação, como disciplina específica, nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e afins;
2. Incluir o ensino da Ética no exercício da Preservação na formação do profissional de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e afins, delimitando seu papel e estabelecendo a necessidade de sua relação com todos os profissionais de Preservação, Patrimônio e Segurança;
3. Favorecer aproximações entre as graduações em Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e afins e a Pós-graduação, estimulando a articulação do ensino e da pesquisa em Preservação;
4. Promover a associação de disciplinas afins a Políticas de Preservação, contemplando-as no ensino articulado de conteúdos, como por exemplo, dos seguintes componentes curriculares: História do Livro e das Bibliotecas, Organização e Administração de Bibliotecas, Formação e Desenvolvimento de Coleções, História e Bibliografia Literárias, Informação e Sociedade e outros;
5. Focar o ensino da Preservação no âmbito da gestão e curadoria de acervos, e não no ensino orientado para ações intervencionistas;
6. Fortalecer, no ensino da Preservação, conteúdos sobre “Segurança de Acervos” e ”Educação Patrimonial”, enfatizando, sempre, a ação preventiva;
7. Estimular o desenvolvimento de competências e habilidades dos graduandos de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e afins, como gestores de acervos, aptos a deliberar em processos decisórios, como curadores, pesquisadores e estudiosos dos bens sob sua guarda;
8. Formalizar diretrizes, conceitos e competências relativas a ações de preservação – prática que deve ser considerada e reiterada desde o período de formação do gestor e curador de acervos;
9. Desenvolver os programas dos componentes curriculares relativos à catalogação e ao inventário de acervos de memória, no sentido de garantir a descrição singular de itens documentais;
10. Promover a interação do profissional de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e afins com órgãos de representação e fiscalização profissional (Associações, Conselhos e Sindicatos), as Coordenações de Estágio e os órgãos públicos de proteção ao patrimônio, em favor da salvaguarda e preservação de acervos de memória.



Fonte: Magnólia/via facebook 

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