segunda-feira, 16 de julho de 2012

Não devemos ficar alheios à política.[Nova forma de fazer política, com mais transparência e mais envolvimento do eleitor]

Por Ana Wanessa Bastos

PENSO que as mídias sociais na Internet (facebook, orkut, twitter Blog etc) são fundamentais para as companhas eleitorais. Marketing político em mídias sociais na Internet, e pq não?! dentre outras coisas mais... Melhor do que sujar as ruas com folhetos, panfletos, poluição sonora etc. E também atingir um número bem maior de pessoas tendo a Internet como promotora de uma emergência de uma consciência global interplanetária. [aldeia global de McLuhan]



Em 1980, o termo mídia no Brasil era de uso restrito aos publicitários e jornalistas, para se referir a divulgação que uma informação recebia nos meios de comunicação. Até os anos 80, os termos da moda para fazer referência aos meios de comunicação eram “meios de massa”, “cultura de massa”, “indústria cultural”. Dentre os anos de 1980 e 2007, todas essas expressões foram substituídas pelo termo “mídia”.
No inicio da década de 90, o termo “mídia” se referia apenas, aos meios de comunicação de massa, principalmente meios de transmissão de notícias e informações, como o jornal, rádio, revista e televisão. Logo depois, seu sentido foi ampliado para representar qualquer meio de comunicação de massa, e não apenas aos informativos. Conforme Santaella (2011), com emergência da cultura planetária, via redes de teleinformática, o emprego da palavra “mídia” se generalizou para se referir também aos processos de comunicação mediados por computador. 
O conceito da aldeia global de McLuhan (1911-1980), expressão utilizada como metáfora para a sociedade contemporânea. Começa se concretizar somente agora, com o telemóvel e a Internet. O fundamento deste conceito é o de um mundo interligado, com estreitas relações econômicas, políticas e sociais, fruto das TICs, especificamente da Web, que atingi dimensões globais ultrapassando as barreiras física/geográfica e de tempo/espaço e promotora da emergência de uma consciência global interplanetária. 
Ainda citando Santaella (2011 apud Kellenr, 2011), aponta para a cultura da mídia, onde o autor acena para o fato de a cultura da mídia ser uma cultura high-tech, que explora a tecnologia mais avançada e atingi, por sua vez, dimensões globais, “um modo de tecnocultura que mescla cultura e tecnologia em novas formas e configurações, produzindo novos tipos de sociedades em que mídia e tecnologia se tornam princípios organizadores”. 
Entretanto, os impactos da cultura digital ou cibercultura na cultura das mídias massivas nos leva a tentar compreender a complexidade midiática das culturas contemporâneas. Nesse contexto, é necessário (re)pensar sobre a cultura oral, a escrita, a impressa, a cultura de massas, a cultura das mídias e a cibercultura. Refletir sobre as mediações – culturais, tecnológicas e midiáticas – através das mídias de acesso, das mídias sociais na Internet.


Outra coisa, acho muito estranho o discurso de alguns indivíduos nas ruas qdo os políticos passam cumprimentando e fazendo suas campanhas. - lá se vem esses políticos outra vez... só aparecem nessas em épocas [de eleições]. Oras, é exatamente nessa época que os políticos devem aparecer sim! [para atingir o objetivo: ganhar votos]. Em outras épocas estes devem estar trabalhando por nós [é o que deve ser - agora, se é efeito ou não cabe ao povo monitorar, pois é isso que vai reeleger ou não em uma outra possível eleição].
Muito fácil falar (criticar), o difícil é agir (fazer)! Também vejo alguns indivíduos que qdo olham para os políticos a primeira coisa que fazem é dizer - preciso disso ou daquilo, quero isso ou aquilo etc. Por incrível que pareça boa parte destes que percebi falando isso, foi justamente os que falaram : - lá se vem esses políticos outra vez... só aparecem nessas em épocas [de eleições].
Acho que não devemos ficar alheios à política. E deveríamos sim, fazer questão de ver, de acompanhar e até mesmo de fazer marketing dos políticos em que acreditamos ser os melhores (ou não).





DICA DE LEITURA! 
A MATÉRIA É DE 18 DE OUTUBRO DE 2011
vale a pena ser lida


Pesquisa: Como vereadores de São Paulo interagem na internet

Na semana passada a Medialogue Digital apresentou uma pesquisa sobre como os vereadores de São Paulo usam a internet e as mídias sociais para interagir com a sociedade. O material contém muita informação sobre uso de sites de redes sociais, site e emails de contato dos políticos.
Ler matéria completa



Confira a íntegra da pesquisa.
Via blog da Nina Santos


Fonte: http://polimidia.blog.br/pesquisa-como-vereadores-de-sao-paulo-interagem-na-internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário