segunda-feira, 23 de julho de 2012

CURSO À DISTÂNCIA: "BIBLIOMETRIA: ASPECTOS CONCEITUAIS PARA INICIANTES"

Profa. Dra. Telma de Carvalho
06 de agosto a 14 de setembro de 2012
Plataforma Moodle
Período: 06 de agosto a 14 de setembro de 2012
Carga horária: 30 horas
Inscrições on-line abertas
Investimento: parcela única de R$ 350,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB | parcela única de R$ 450,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.
Aceitamos inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP
Apresentação do curso
O curso consolida uma visão transformadora da atuação do profissional bibliotecário nas instituições do ensino superior e/ou centros de pesquisa. A averiguação da atuação da biblioteca é um item relevante no processo avaliativo pelo fornecimento das informações referentes aos pesquisadores e às próprias instituições de origem.
Um processo de avaliação da organização e de seus pesquisadores é constituído por várias etapas, dentre elas a verificação da produtividade científica.
Sendo assim, como agente na disseminação da informação, a prática do bibliotecário nos processos avaliativos deve ser valorizada e estimulada, uma vez que ele possui habilidades específicas para trabalhar com as informações extraídas das bases de dados que fornecem material para subsidiar as avaliações bibliométricas.
Ementa do curso
Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância da medição da ciência, valendo-se dos conceitos de bibliometria, cientometria, informetria, webometria voltados à avaliação da produção científica e às revistas utilizadas para a disseminação e a divulgação do conhecimento científico, de modo a compreender a relação entre qualidade, visibilidade e usabilidade da produção científica. Discutir aspectos relacionados aos critérios estabelecidos pelos bancos de dados para indexação de revistas científicas.
Objetivos
Embasar os participantes nos princípios da utilização de análises bibliométricas e cientométricas para avaliação de produtividade científica. Intensificar o conhecimento sobre a necessidade de adoção de critérios para melhoria da qualidade das revistas científicas brasileiras. Apresentar o processo de indexação em bases/bancos de dados renomados.
Público-alvo: Bibliotecários, editores de periódicos, docentes, alunos e pesquisadores da comunidade universitária e interessados em geral.
Conteúdo programático
1. Os conceitos e as Leis Bibliométricas
2. A bibliometria no contexto da análise da produção científica
3. A avaliação de qualidade das revistas científicas brasileiras
4. Indexação de revistas em bases e bancos de dados e análise bibliométrica/cientométrica
5. O sistema Qualis de classificação de revistas
Mini-currículo de Telma de Carvalho
Mestre em Administração e Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Doutora em Ciência da Informação pela ECA-USP.
Bibliotecária e docente no ensino superior privado nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica, Disseminação da Informação e Planejamento Estratégico em Unidades de Informação.
Presta serviços de consultoria, assessoria e desenvolvimento de projetos ligados à administração de unidades de informação, capacitação de pessoal, normalização de revistas científicas, envolvendo a padronização do texto e a correção das referências, bem como no desenvolvimento de publicações eletrônicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário