segunda-feira, 16 de julho de 2012

Competências para os bibliotecários do século XXI


Adaptado do relatório "Competencies for Special Librarians of the 21st Century" da SLA (1996)

A SLA (Special Libraries Association), uma organização de bibliotecários especializados, dinâmicos e orientados à mudança, elaborou um estudo sobre as competências e as habilidades que os bibliotecários devem apresentar para trabalhar no momento atual - em que as transformações sociais e tecnológicas acontecem muito rapidamente - e no futuro.
De acordo com o relatório realizado após a conclusão desse estudo, as principais competências que os futuros bibliotecários do século 21 devem possuir são: o conhecimento profundo em recursos informacionais impressos e eletrônicos e a capacidade de desenvolver e administrar serviços de informação que atendam as necessidades de grupos de usuários.
Entre as principais transformações ocorridas nos últimos anos, pode-se destacar três: a transição do papel para a mídia eletrônica; o aumento da demanda por responsabilidade; as novas formas de organização do trabalho.
Todas essas três mudanças estão relacionadas a uma combinação de fatores, tais como a globalização, o uso das novas tecnologias da informação e comunicação e a necessidade percebida de medir o capital intelectual e a produtividade dos trabalhadores do conhecimento.
Conhecer as competências que estão sendo identificadas pela SLA é importante tanto para os profissionais recém formados quanto para os bibliotecários já experientes, uma vez que todos devem aprender a adaptar-se a esta nova realidade, a fim de atuarem de fato como profissionais da informação na era da informação. Seria interessante que estas competências também fossem divulgadas entre as instituições que possuem bibliotecas e/ou centros de informação, para que elas pudessem compreender melhor e valorizar o novo perfil de seus profissionais da informação. Na medida em que as organizações estão mudando o foco de suas competências essenciais em resposta à globalização, é preciso que os bibliotecários revisem o que eles fazem de melhor e reafirmem o
compromisso com a ampliação de suas competências e o crescimento profissional, a fim de que eles possam, realmente, agregar valor aos serviços de informação disponíveis para seus usuários.
Para atingir esse patamar, um bibliotecário deve fazer uso de seus conhecimentos para selecionar os melhores recursos de informação impressos e eletrônicos para o acervo de sua biblioteca e atender a demanda de informação de seus usuários com o recurso de informação mais adequado e no tempo certo.
Além disso, ele deve entender o papel crítico que a informação tem para as organizações e para os indivíduos e desenvolver uma visão holística das necessidades e dos usos da informação dentro de um contexto. Conseqüentemente, ele vai aprender a identificar, recuperar, organizar, reempacotar e apresentar a informação de forma a levar a uma ação, maximizando o potencial de obtenção de resultados por parte de sua organização e de seus usuários.
O bibliotecário também deve procurar ser um conhecedor de aplicações tecnológicas para trabalhar com outros membros da equipe de gestão da informação em igualdade de condições, além de aprender a especificar e avaliar sistemas de acesso à informação que sejam adequados às necessidades de seus usuários.
Quando solicitado, o bibliotecário deve fornecer excelentes treinamento e apoio aos usuários, de maneira a garantir que eles façam o melhor uso dos recursos de informação disponíveis. Da mesma forma, um bibliotecário deve ser capaz de trabalhar num mundo híbrido de mídias impressas e eletrônicas, fornecendo o melhor mix de recursos informacionais e nos formatos mais apropriados para seu público-alvo.
O bibliotecário também deve procurar exercer um papel chave no desenvolvimento de políticas de informação para a sua organização, assegurando que o acesso a todos os recursos informacionais, dos registros referentes ao acervo da biblioteca até os existentes em bases de dados, passando pelos
recursos disponíveis na Internet, seja fornecido da maneira mais adequada, efetiva e ao menor custo. O bibliotecário também pode exercer outro papel importante ao assegurar que as obrigações contratuais, legais e éticas relacionadas à informação estejam sendo respeitadas.
A era da informação eletrônica abre novas oportunidades para as organizações produzirem e usarem novos produtos de informação. Com base na familiaridade com esse mercado, os bibliotecários podem atuar como os principais colaboradores no desenvolvimento, no marketing e no uso desses novos produtos de informação. A análise dos resultados obtidos no estudo da SLA tem mostrado
que o fornecimento de informação apropriada pode levar a : melhoraria do processo de tomada de decisão; melhor condução de projetos e/ou tarefas; estabelecimento de melhores relações com os clientes; exploração de novas oportunidades de negócio. A informação certa no tempo certo também pode e deve beneficiar a organização, economizando tempo e evitando decisões de
negócios sem embasamento, inclusive perdas financeiras.
Na era da informação, os bibliotecários são essenciais ao bom funcionamento das organizações do conhecimento
Ao atenderem prontamente às necessidades de informações críticas, eles possibilitam que a informação atue como uma vantagem competitiva para essas organizações. De forma a exercer todos esses papéis e atuar como um gestor de recursos informacionais, os bibliotecários requerem dois tipos principais de competências: profissionais - conjunto de conhecimentos sobre os recursos de informação e o acesso a estes, além de habilidades para usar a tecnologia, a administração e a
pesquisa para melhorar os serviços e produtos de informação existentes e desenvolver novos; pessoais - conjunto de habilidades, atitudes e valores que permite aos bibliotecários trabalhar eficientemente, ser bons comunicadores, compreender a importância da educação permanente para a promoção de suas carreiras, compreender a natureza de suas atribuições, agregar valor às informações usadas nas organizações e sobreviver no novo mundo do trabalho. A relação seguinte destaca as mais importantes competências dentro dessas duas categorias que os profissionais da informação devem apresentar:
Competências Profissionais:
1. conhecimento especializado do conteúdo dos recursos de informação existentes na biblioteca, incluindo a habilidade de avaliá-los criticamente e filtrá- los;
2. conhecimento especializado do(s) assunto(s) de interesse da organização onde funciona a biblioteca ou centro de informação;
3. habilidade de desenvolver e administrar serviços de informação convenientes, acessíveis e de baixo custo que estejam alinhados com as orientações estratégicas da organização;
4. habilidade para oferecer excelente treinamento e apoio aos usuários da biblioteca e dos serviços de informação existentes na organização;
5. habilidade para levantar necessidades de informação e desenvolver e vender serviços e produtos de informação com alto valor agregado, atendendo as necessidades identificadas;
6. saber usar a tecnologia da informação para adquirir, organizar e disseminar informação;
7. saber usar abordagens apropriadas de negócios e de marketing para comunicar a importância dos serviços de informação para a cúpula administrativa da organização;
8. saber desenvolver produtos de informação específicos para uso interno ou externo à organização ou para clientes individuais;
9. saber avaliar os resultados do uso da informação e conduzir pesquisa focada para a solução de problemas
10. de gestão de informação; saber aprimorar continuamente os serviços de informação em resposta às mudanças nas necessidades;
11. ser um membro efetivo da alta gerência e atuar como consultor em questões de informação dentro da organização.


Competências Pessoais:
1. comprometer-se com a excelência no desempenho de suas atividades profissionais;
2. buscar desafios e visualizar novas oportunidades dentro e fora da biblioteca;
3. ter uma visão geral e abrangente da organização;4. buscar parcerias e alianças;
5. criar um ambiente de respeito mútuo e confiança;
6. ter habilidades efetivas de comunicação;
7. trabalhar bem em equipe;
8. exercer liderança;
9. planejar, priorizar e focar os pontos críticos;
10. comprometer-se a aprender durante toda a vida e a planejar a carreira
pessoal;
11. ter habilidade pessoal para negócios e saber criar novas oportunidades;
12. reconhecer o valor das redes de contato pessoal e profissional;
13. reconhecer o valor da solidariedade;
14. ser flexível e otimista em tempo de mudanças constantes.
Estas são as competências já identificadas para o bibliotecário do século XXI. Este profissional, que tem suas raízes no passado, deve estar pronto para desbravar o futuro. Para isso basta reconhecer o aumento dos desafios a serem enfrentados na era da informação e conhecer o conjunto de competências a serem desenvolvidas, de maneira a prepará-lo para atuar em meio a esses desafios a ponto de conseguir transformá-los em oportunidades para criar um novo amanhã.

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