sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ciência da Informação: contributos para o seu estudo


Ciência da Informação: contributos para o seu estudo é um novo livro das edições da Universidade Fernando Pessoa. Dirigido por Judite de Freitas e com edição de Luís Borges Gouveia e António Regedor.  O livro tem a participação de oito autores, que abordam oito matérias.  Todos os autores têm como  ponto de união o
estarem ligados  à Universidade Fernando Pessoa e o livro surge exactamente nesse contexto. Sem a Universidade, este livro tal coo se apresenta, não existiria. Os autores são aí professores. Combinam a actividade académica com a experiência profissional como é verificável no currículo de cada um deles.
O assunto que trata este conjunto de textos incide sobre a hodierna Ciência da Informação, área do conhecimento que tem despertado crescente atenção, junto de docentes e investigadores portugueses oriundos, naturalmente, das Ciências da Documentação, mas também das Ciências Sociais, das Humaniodaes, e, the last but not the least, das Ciências da Computação. Explicam-se conceitos, instrumentos metodológicos e procedimentos técnicos indispensáveis às boas prásticas de organização, gestão, disponibilidade, acesso e uso de serviços nas unidades de informação e de documentação (Arquivos, Bibliotecas, Centros de  documentação e Museus). O livro visa sistematizar e consolidar conhecimentos em áreas disciplinares específicas da Ciência da Informação. Pretende-se dar a conhecer de forma despretensiosa o conjunto de temas e problemas da Ciência da Informação moderna. Sentíamos a falta  de um trabalho que sistematizasse, as principais dimensões curriculares  deste moderno ramo do saber. Estamos convencidos que com este livro ajudamos a suprir  essa lacuna.
*Texto elaborado a partir do prefácio e contra capa da
autoria de Judite de Freitas

Fonte: http://bibvirtual.blogs.sapo.pt/103696.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário