sexta-feira, 15 de junho de 2012

INTERNET, CIÊNCIA E SOCIEDADE

O QUE MUDOU PARA PESQUISADORES E CIDADÃOS?


Fonte: Lena Vania Ribeiro Pinheiro, ComCiência de 10.06.2012


Quando pensamos o mundo de hoje, somos invadidos por tantas perguntas quantas mudanças  correram na vida profissional e no cotidiano de cada um de nós, principalmente depois das chamadas TICs – tecnologias de informação e comunicação. Quais os impactos da internet na ciência, nos cientistas e na sociedade em geral?

A internet surge como a causa da transformação mais evidente e intensa. Mas no ambiente ciberespacial, sem lugar fixo, determinado, abrangendo todos os espaços, muitas ferramentas proporcionam as mais diferentes ações.

No entanto, é preciso saber que para usufruir das vantagens da internet, é necessário uma ampla e sólida infraestrutura tecnológica, instalada a partir da metade da década de 1990 pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a chamada RNP (Rede Nacional de Pesquisas), hoje também de ensino. Além disso, ninguém tem acesso à internet sem um computador e equipamentos necessários à atuação em rede. Assim, é preciso que a internet faça parte não somente das políticas públicas nacionais, mas também de instituições como universidades, colégios, enfim, de todos os organismos que produzem conhecimento, trabalham com ensino e pesquisa ou são espaços de aprendizagem, para acesso a informações e conhecimento, como as bibliotecas.


Ler artigo completo 


Fonte: http://www.sbpcpe.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário