quinta-feira, 28 de junho de 2012

Disseminando... seleção para programador.



INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
SELEÇÃO EXTERNA PARA O CARGO DE PROGRAMADOR
TERMO DE REFERÊNCIA N.º 24/2012

FINALIDADE
Selecionar profissional para o Cargo de Programador de Computador a ser lotado na Célula de Tecnologia da Informação.

NATUREZA DA INSTITUIÇÃO
O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, instituída com a missão de "Viabilizar soluções para o desenvolvimento do trabalho e do empreendedorismo visando à inclusão social". Possui, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e o Sistema Nacional de Emprego - SINE, do Ministério do Trabalho e Emprego, uma rede de Unidades de Atendimento Integrado ao Trabalhador, Balcões de Atendimento e Postos Conveniados com as Prefeituras Municipais no Estado do Ceará. Executa as políticas públicas de geração de trabalho e renda - intermediação de profissionais para o mercado de trabalho, seguro-desemprego, capacitação profissional e estudos e pesquisas na área do trabalho e desenvolvimento social.

CARGO: Programador de Computador
LOTAÇÃO: Célula de Tecnologia da Informação
CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais
QUANTIDADE DE VAGAS: 01 vaga
NÍVEL SALARIAL: N -14
SALÁRIO BRUTO INICIAL: R$ 2.130,89
NATUREZA DO CONTRATO: Contrato por tempo indeterminado

BENEFÍCIOS
Assistência médica em regime de co-participação, seguro de vida coletivo, auxílio alimentação, auxílio creche, assistência odontológica e plano funerário opcionais, dentre outros.

DESCRIÇÃO DOS INDICADORES

Estudar os objetivos do programa, analisando as especificações e instruções recebidas, para verificar a natureza e fontes dos dados de entrada que vão ser tratados, e esquematizar a forma e fluxo do programa;
Elaborar fluxogramas lógicos e detalhados, estabelecendo a seqüência dos trabalhos de preparação dos dados a tratar e as operações do computador, levando em consideração as verificações internas e outras comprovações necessárias, para atender às necessidades estabelecidas;
Dirigir ou efetuar a transcrição do programa de forma codificada, utilizando simbologia própria e simplificando rotinas, para obter instruções de processamento apropriadas ao tipo de computador empregado;
Realizar experiências, empregando dados de amostra do programa desenvolvido, para testar a validade do mesmo e efetuar as modificações oportunas; Modificar programas, alterando o processamento, a codificação e demais elementos, para aperfeiçoá-los, corrigir falhas e atender às alterações de sistemas ou novas necessidades; Projetar cartões, formulários, registro de fichas magnéticas e outros elementos dos programas; Estimar tempo e custos da programação; Executar outras atribuições da mesma natureza e complexidade, a critério da chefia imediata e da necessidade do cliente.

COMPETÊNCIAS TÉCNICAS
Ensino médio completo;
Conhecimento para programação em ambiente Windows e Web (ASP.NET);
Possuir conhecimento com implementação de Projetos e Sistemas Integrados;
Possuir conhecimento da  Arquitetura . NET, em Estatística e Sistemas de Pesquisa;
Possuir conhecimento em programação para sistemas em linguagens C# (C Sharp),VB Net, Visual Basic, VBScript, Javascript, HTML, xHTML,, XML, T-SQL, Clipper, tecnologia ASP 3.0 / ASP .NET.2.0 e ambiente MS- Access;
Conhecimento de Banco de Dados SQL Server 2000/2005, MS – Acsess e d-BASE;
Conhecimento em Ambiente Windows 98/XP/NT/2000/2003;  
Habilidade no relacionamento interpessoal
Possuir experiência profissional comprovada de, no mínimo, seis meses, com programação de computadores.
 COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
Além da capacidade técnica e profissional inerente a sua especialidade e função, o candidato deverá possuir habilidades para: comunicação, foco no cliente e nos resultados, e orientadas para as rotinas administrativas.
Ter disponibilidade para residir em Fortaleza.

PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo ficará a cargo da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Talentos Humanos, Célula de Tecnologia da Informação, Diretoria Executiva do IDT e de convidados, caso necessário.

A seleção está estruturada em etapas eliminatórias e classificatórias, somente passando para a fase posterior o (a) candidato (a) que obtiver o desempenho esperado em cada etapa. As etapas do processo de seleção seguem as seguintes especificações:

1. Etapa de avaliação curricular. Etapa eliminatória.
1.1 Avaliação da formação escolar correlacionando-a ao objetivo do cargo pleiteado. Nessa fase, serão verificadas as evidências do certificado do ensino médio e os demais certificados de cursos diretamente vinculados ao desempenho das funções exigidas ao cargo pleiteado.

1.2. Avaliação da experiência profissional correlacionando-a ao objetivo do cargo pleiteado. Nessa etapa, serão analisadas as evidências que comprovem a experiência profissional, mediante declarações ou certificados de estágio, contratos de trabalho ou de prestação de serviços, que evidenciem a realização das atividades como Programador de Computador.

2. Etapa de avaliação do perfil profissional. Etapa eliminatória.
2.1 Avaliação de conhecimento específico. Nessa etapa, será aplicada uma prova de conhecimento específico para avaliar o domínio dos conhecimentos necessários para o desempenho profissional. Para aprovação, o(a) candidato(a) deverá obter pontuação igual ou superior a sete pontos.

2.2.Avaliação psicológica. Nessa etapa, serão aplicados testes psicológicos com o objetivo de avaliar o perfil psicológico do(a) candidato(a) em relação ao perfil do cargo pleiteado.

3. Etapa de avaliação de desempenho obtida em entrevista comportamental. Etapa eliminatória. Nessa etapa será avaliado o perfil de competências do (a) candidato (a) em relação ao perfil do cargo pleiteado.

4. Etapa de avaliação de desempenho obtida em entrevista com a Diretoria. Etapa eliminatória e classificatória. Nessa etapa será realizada entrevista com a Diretoria do Instituto com o objetivo de avaliar o perfil do (a) candidato (a) em relação ao perfil do cargo pleiteado.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
1.  Formulário de inscrição do(a) candidato(a) preenchido, disponível no site do IDT: www.idt.org.br  ou na Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Talentos Humanos;
2.  Currículo com fotografia tamanho 3x4 recente e comprovações das experiências profissionais (declarações ou certificados de estágio, contratos de trabalho ou de prestação de serviços que evidenciem a realização das atividades exigidas no perfil, durante o período mínimo de seis meses);
3.  Cópia do certificado de nível médio ou de maior nível de escolaridade cursado;
4.    Cópia dos certificados de cursos relacionados ao desempenho do cargo pleiteado.
5.    É necessário que o candidato(a) se inscreva no Sistema Nacional de Emprego (SINE), comparecendo à qualquer Unidade de Atendimento do SINE/IDT ou instituições conveniadas, ou através do site: maisemprego.mte.gov.br, no link “vagas de emprego”.

FORMAS DE INSCRIÇÃO
Não será cobrada taxa de inscrição

Opção 1 – O(a) candidato(a) poderá se inscrever pessoalmente dirigindo-se até a Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Talentos Humanos, situado na Av. da Universidade, Nº 2596, Benfica, das 8 às 17h, entregando toda  a documentação exigida, nesse Termo de Referência, com o Título: Programador de Computador.

Opção 2 – O(A) candidato(a) poderá encaminhar toda documentação exigida, nesse Termo de Referência, para efetivar sua inscrição, via Correios, para a Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Talentos Humanos, Situado na Avenida da Universidade, Nº 2596, Benfica, CEP: 60020-180, com o Título: Programador de Computador, devendo a documentação chegar ao destinatário até o último dia determinado para a inscrição no processo seletivo.

CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
Para que seja confirmada a inscrição do(a) candidato(a) no processo seletivo, é necessário que toda a documentação solicitada, nesse Termo de Referência, tenha sido recebida pela Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Talentos Humanos, no prazo estipulado, que verificará a documentação e emitirá um termo de aceitação ou não da solicitação de inscrição, sendo este entregue ao candidato(a), no ato da inscrição, ou enviado via e-mail ao(a) candidato(a).

PERÍODO DE INSCRIÇÃO
27 de junho a 09 de julho de 2012

PERÍODO DE SELEÇÃO
10 a 20 de julho de 2012

DAS CONDIÇÕES PARA A CONTRATAÇÃO
O(A) candidato(a) deverá atender, cumulativamente, no ato da contratação, aos seguintes requisitos:
1. Estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
2. Não estar incompatibilizado(a) com o disposto no §5º, do art. 3º da Política de Administração de Pessoal do IDT, no qual “Fica estabelecido que ex-empregados(as) do IDT somente poderão participar de processo seletivo externo após 12(doze) meses do desligamento, cujas rescisões tenham ocorrido sem justa causa e mediante prévio parecer favorável do gestor imediato anterior, referendado pela Diretoria Executiva”;
3. Não ter sido contratado(a) como empregado(a), por prazo determinado, pelo IDT, no interregno de 6(seis) meses de seu desligamento até o lançamento do presente termo de referência de contratação.
4. Ter sido aprovado(a) no Processo Seletivo.
5. Cumprir as determinações deste Termo de Referência.
6. Caso haja candidatos aprovados aguardando vaga, informamos que o prazo máximo de convocatória para contratação será de 12 meses, a partir da data da divulgação do resultado final deste processo seletivo.


INÍCIO E VIGÊNCIA DO PERÍODO DE EXPERIÊNCIA
Previsto para o mês de julho de 2012, com efetivação vinculada à análise de desempenho profissional durante o período de experiência de noventa dias.

                       
                Fortaleza, 27 de julho de 2012
                               

Francisco de Assis Diniz
Presidente do IDT




FICHA DE INSCRIÇÃO
DADOS DO CANDIDATO
Nome:
Estado Civil:
N° de Dependentes:
Data de Nascimento:           /          /
Sexo:    M        F
Nome da mãe:

Categoria da habilitação:
Nº do PIS (obrigatório):
Nº CPF(ativo)
RG:
Órgão Expedidor:
Endereço:       
Bairro:
CEP:
Cidade:
Estado:
Telefone:
Celular:
E-mail (campo obrigatório):
FORMAÇÃO EDUCACIONAL
Ensino Médio 
Concluído: SIM        NÃO  
ESTUDANDO Série:                                   Turno:
Ensino Técnico 
Curso: ________________________________Instituição:____________________________

Concluído: SIM    Ano: ___________            NÃO   Série: _________________                  
   
ESTUDANDO   Série: ____________           Turno: ________________________

Ensino Superior

Curso: ________________________________Instituição:____________________________

Concluído: SIM     Ano: _________________NÃO   Semestre:  _____________        

ESTUDANDO   Semestre: ___________       Turno: ________________________

Pós-Graduação

Curso: _________________________________Instituição:___________________________                                                                                                                                       

Concluído: SIM     Ano: ___________    NÃO

ESTUDANDO   Semestre: ____________     Turno: ________________________

CURSOS REALIZADOS

CURSO: ___________________________________________________________________

Instituição:                                                Carga horária:                 Data de conclusão:          

CURSO: __________________________________________________________________

Instituição:                                                Carga horária:                 Data de conclusão:          

CURSO: __________________________________________________________________

Instituição:                                                Carga horária:                 Data de conclusão:          


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


Última Empresa: _____________________________________________________

Cargo: _____________________________Período:   ____ /____ /____   a    ____ /____ /____  

Último Salário: _____________________________

Breve descrição das atividades: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________     Motivo de saída:

Penúltima Empresa: ______________________________________________________

Cargo: _____________________________Período:   ____ /____ /____   a    ____ /____ /____  

Último Salário: _____________________________

Breve descrição das atividades: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Motivo de saída:

Antepenúltima Empresa: __________________________________________________

Cargo: _____________________________Período:   ____ /____ /____   a    ____ /____ /____  

Último Salário: _____________________________

Breve descrição das atividades: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Motivo de saída:

OUTRAS INFORMAÇÕES

Conhecimento de Informática

Windows   Word   Excel   Power Point   Corel   Editoração de Texto  
Outros :  __________________________________________________________________

Idiomas

Inglês     Escreve   Fala
Espanhol     Escreve   Fala
Italiano     Escreve   Fala
Outros : ___________________________________________________________________

Fortaleza, _____  de _______________ de 2012



____________________________________________________________
Talentos Humanos
Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e Talentos HumanosE-mail: talentoshumanos@idt.org.brFone: (85) 3101-5500 Ramais - 234/277/262/261/271
Av. da Universidade, 2596 - Benfica - CEP: 60.020-180 - Fortaleza / CE
.

Instituto de Desenvolvimento do Trabalho - IDTNossa Missão: "Viabilizar soluções para o desenvolvimento
do trabalho e empreendedorismo, visando à inclusão social."
Certificado pela NBR ISO 9001:2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário