quinta-feira, 10 de maio de 2012

Gestão de documentos é tema de seminário no TRT/CE


A gestão de documentos e processos na Justiça do Trabalho será tema de seminário em Fortaleza no dia 18 de maio. O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) vai reunir em sua sede magistrados, servidores e especialistas de todo o Brasil para debater métodos de preservação documental.
Podem participar do evento magistrados, servidores, advogados e estudantes interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o tema. Para isso, é preciso realizar a inscrição na Escola Judicial do TRT/CE pelo e-mailescolajudicial@trt7.jus.br ou pelo telefone 85 33889339. A inscrição é gratuita.
O seminário começa às 8h com lançamento do primeiro livro da coleção Memórias da Justiça do Trabalho do Ceará – Inventário de Reclamações Trabalhistas (1939 – 1994). Na sequência, o servidor do Tribunal Superior do Trabalho Joaquim Pereira da Silva Júnior vai ministrar uma oficina sobre métodos de preservação e a aplicação de método que permita a guarda amostral de processos que serão eliminados.
No período da tarde haverá uma reunião do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), que reúne representantes de memoriais, centros de memória e comissões de gestão documental de todos os tribunais do trabalho. Eles devem debater as implicações da Recomendação Nº37/2011 do Conselho Nacional de Justiça, que define as normas e instrumentos para a gestão documental e memória do Judiciário.
Acervo: A Justiça do Trabalho do Ceará possui um acervo de aproximadamente 1,2 milhão de processos administrativos e judiciais de primeira e segunda instância, de acordo com informações do setor de Arquivo da instituição. Além zelar pelos documentos, o TRT/CE também trabalha para oferecer o acesso adequado ao acervo, garantindo ao cidadão o direito à informação, assegurado pela Constituição Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário