terça-feira, 17 de abril de 2012

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO BENFICA E GENTILÂNDIA: "abrace essa ideia”.


O Projeto de Extensão do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará visa traçar o perfil cultural dos bairros Benfica e Gentilândia, em Fortaleza, a fim de construir com a comunidade a Biblioteca Comunitária local. Esta deverá ter o sotaque, vozes e dicções de sua comunidade.
 Seu acervo possuirá: livros e revistas, álbuns de família, filmes, cartas, discos, mapas e demais suportes cinevideográficos, imagéticos e bibliográficos.
O coordenador e os bolsistas do projeto se reúnem semanalmente para discutir metodologias de como abordar os moradores, apresentando-lhes ou relembrando os objetivos do projeto. A partir de depoimentos orais, entrevistas, bate-papos, encontros etc., serão reunidos material para compor o acervo, desta maneira será efetiva a implantação da biblioteca. Portanto, ela pretende ser um espaço democrático de convivência, onde os atores da comunidade possam interagir, criar e resolver demandas, manifestar suas habilidades artísticas, reivindicar, encontrar-se, além de resolver suas demandas informacionais.
Inicialmente a Biblioteca Comunitária funcionará na Biblioteca Laboratório do Curso de Biblioteconomia, no Centro de Humanidades II, do Campus do Benfica, situado à Av. da Universidade, 2762, Bloco da Biblioteconomia e Psicologia, no segundo andar.
Durante todo o projeto haverá participação efetiva dos alunos do Curso de Biblioteconomia, com a colaboração de alunos de Publicidade, Jornalismo, Estilismo e Moda, Letras, História, Literatura, entre outros. A ideia é integrar todos os alunos nesse processo laboratorial integrados com os moradores dos bairros Benfica e Gentilândia.
No ano de 2009 o professor e coordenador do projeto Luiz Tadeu Feitosa acompanhou o bolsista Mário César Matos de Freitas em uma apresentação do PROEXT CULTURA, do Ministério da Cultura para relatar o projeto. O Encontro aconteceu na cidade de São João Del Rey, Minas Gerais. Outro momento importante foram às visitas e entrevistas e questionários feitos junto aos moradores dos dois bairro em suas residências. A iniciativa da implantação de uma biblioteca com o perfil cultural dos dois bairros foi aprovada principalmente pelos moradores mais antigos, mas também contou com a adesão inicial de instituições como a Igreja, os sindicatos, o comércio e os artistas locais.
No inicio deste ano de 2010 os bolsistas do projeto fizeram uma imersão nos bairros, observando seus cotidianos, anotando e fotografando o que viam. Dessa observação, elaboraram relatórios sobre aspectos culturais dos bairros. A pesquisa de campo, de caráter etnográfico e antropológico, deu aos alunos materiais que serão trabalhados ao longo do ano. Isso motivou os voluntários do projeto. “Na pracinha, pudemos ver várias pessoas caminhando, fazendo exercícios, sentadas em bancos conversando. O mais legal do passeio foi quando conhecemos uma senhora de 105 anos, que mora no bairro desde quando ela nasceu”, conta a aluna de Biblioteconomia Maryanne Lima, que participou de um dos passeios a pé pela Gentilandia e é voluntaria no projeto.
De posse do material colhido na pesquisa de campo, os participantes do projeto agendam nomes e telefones de moradores, artistas e intelectuais, instituições e demais interessados pelo projeto para contatos futuros. Os materiais imagéticos, cinevideográficos ou textuais se juntarão aos arquivos orais e de fotografias para a ampliação da pesquisa sobre os bairros e formação do acervo da biblioteca comunitária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário