segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Comunicacão Vila das Artes

A Vila das Artes segue com inscrições abertas, até a próxima quarta-feira (5), para o Curso Básico de Assistente de Arte e Produtor de Objetos. O curso, de curta duração e realizados pelo Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, abordará noções básicas de produção de arte voltada a obras audiovisuais, com aulas teóricas e práticas abordando a produção audiovisual realizada no Ceará e suas características. É voltado para pessoas interessadas em audiovisual que não possuam conhecimentos ou experiências anteriores em cinema e vídeo.  Serão selecionados 25 alunos. As aulas acontecem de 17 a 21 de outubro, das 18h30 às 21h45. 
Os interessados deverão preencher ficha de inscrição on-line disponível no site www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes e comparecer, dentro do período de inscrição, na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro), das 9h às 20h. (Foto: Aula do curso livre de Roteiro de Documentário)
Imagem meramente ilustrativa
O Cineclube Vila das Artes continua a apresentar, em outubro, um panorama do cinema contemporâneo a partir da exibição de obras de diversos países, promovendo uma reflexão sobre a variedade de linguagens e possibilidades técnicas e estéticas desse cinema. Nesta quarta (5), será exibido o filme “Shara” (2003), do japonês Naomi Kawase. A sessão é gratuita e tem início às 18h30.

Em Nara, durante um festival de verão, Kei desaparece. Ao redor dessa ausência, o filme se organiza. Sharasôju é o nome do jardim onde, segundo a tradução budista, Buda teria morrido ao pé de duas árvores gêmeas.


A Mostra segue até dezembro e tem curadoria de Marcel Vieira, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará. As sessões acontecem às quartas-feiras, a partir das 18h30, e são seguidas de debates. A entrada é gratuita.Informações: 3252-1444.
 
PROGRAMAÇÃO

Outubro
Dia 5 - Shara (Japão, 2003, de Naomi Kawase)
Dia 19 - 24 City (China/Hong Kong/Japão, 2008, de Jia Zhang-Ke)
Dia 26 - Alice (Portugal, 2005, de Marco Martins)
Imagem meramente ilustrativa
No mês de outubro, o grupo 24 Quadros realiza a Mostra O Universo da Animação, apresentando importantes obras do gênero produzidas em diversos países. Para dar início à Mostra, na próxima quinta-feira (6) será exibido “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937), clássico da animação norte-americana produzido pelo estúdio Walt Disney. A sessão tem início às 18h30 na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) e, em seguida, tem bate-papo com o público. A entrada é gratuita.
O filme conta a famosa história de uma rainha má e bela que resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todas. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e a envenena com uma maçã que faz Branca de Neve cair em um sono profundo por toda a eternidade.
O  24 Quadros é um grupo de estudos formado por alunos e ex-alunos da Vila das Artes que se reúnem todas as terças-feiras do mês, às 18h30, na Vila das Artes, para refletir sobre questões do universo audiovisual. As atividades são abertas para interessados.

Programação
Dia 6 - Branca de Neve e os Sete Anões (EUA, 1937)
Dia 13 - Akira (Japão, 1988)
Dia 20 - Mafalda - O filme (Argentina, 1982)
Dia 27 - Cassiopéia (Brasil, 1996)
Imagem meramente ilustrativa
A performance sonora Fatto in Casa, com criações visuais e objetos eletrônicos reconstituídos, modificados e fabricados, será apresentada via Skype na próxima quarta-feira (05), a partir das 16h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Promovida pelo Projeto Escuta Nômade e realizada pelo criador do Laboratorio de Juguetes (espaço de ensino, aprendizagem e prática de ferramentas de eletrônica open source), Jorge Crowe, juntamente com Matheus Knelsen (medul.la), a performance é um trabalho onde o espectador encontrará circuit bending, DIY, eletrônica, ready-mady eletrônicos, hacking, hardware hacking, música, noise. A apresentação durará aproximadamente 20 minutos e será seguida de um diálogo sobre seus processos tecnocriativos.
O Projeto Escuta Nômade é uma viagem de investigação sobre Laboratórios de Arte e Tecnologia na América Latina realizada com recursos do Prêmio Ricardo Rosas, da Secretaria de Cultura de Fortaleza. No decorrer da viagem serão realizadas e transmitidas ao vivo entrevistas com artistas, gestores e técnicos envolvidos no desenvolvimento de ambientes voltados para práticas estéticas digitais.
Imagem meramente ilustrativa
Diálogos Teatrais é novo espaço que vai reunir pessoas para compartilhar experiências e trocar saberes com grupos locais. Parte das ações da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes, o primeiro encontro, que acontece nesta sexta ( 7), às 19h, recebe o dramaturgo e encenador Sérgio de Carvalho. O primeiro encontro também é aula inaugural do curso Teatro: Conexões Contemporâneas e está aberto aos interessados em debater sobre as experiências do diretor da Companhia do Latão, um grupo teatral de São Paulo interessado na reflexão crítica sobre a sociedade atual. Seu trabalho inclui espetáculos, atividades pedagógicas, a edição da revista de teatro "Vintém" e do jornal de artes "Traulito", bem como uma série de experimentos artísticos. Diálogos Teatrais acontece  na Vila das Artes ( rua 24 de Maio, 1221, Centro) e é aberto ao público.
Sérgio de Carvalhoé diretor e fundador da Companhia do Latão, grupo teatral de São Paulo. É também pesquisador de teoria do teatro e professor de Dramaturgia e Crítica na Universidade de São Paulo (USP). Tem mestrado em Artes Cênicas e doutorado em Literatura Brasileira. Edita atualmente as revistas de cultura Vintém e Traulito, ligadas à Companhia do Latão. Mais aqui
Imagem meramente ilustrativa
O convite é público e extensivo a todo e qualquer cidadão interessado em debater e decidir, de forma compartilhada com o poder público, ações e projetos culturais de caráter governamental, potencialmente capazes de promover o desenvolvimento social e humano. Participativa e processual, a IV Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza, pautada para os dias 18, 19 e 20 de novembro de 2011, no Seminário da Prainha, começa desde já, a partir do próximo dia 06 de outubro, com um ciclo de seminários preparatórios que auxiliam a cumprir a missão histórica de aprovar propostas, estratégias e diretrizes que irão compor o Plano Municipal de Cultura, um documento de valor legal que definirá a base de sustentação da política cultural em Fortaleza, ao longo dos próximos dez anos. Às voltas com o tema Cultura e Artes, o primeiro seminário preparatório tem como palestrantes convidados o professor Cézar Migliorin, pesquisador e ensaísta em audiovisual, doutor em Comunicação e Estudos Cinematográficos pela UFRJ e Sorbonne Nouvelle (Paris 3) e o também professor Custodio Almeida, da Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Sociologia (UFC) e doutor em Filosofia (PUCRS). Membro dos Conselhos Superiores da UFC, ele também é diretor do ICA (Instituto de Cultura e Arte - UFC). De 19h às 22h, o debate que resvala para ações formativas em artes, educação e produção de conhecimento tem ainda a mediação da diretora da Vila das Artes, Silvia Bessa. Mais em www. .conferenciadeculturafortaleza.com
Imagem meramente ilustrativa
Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, a Vila das Artes é espaço voltado para a formação em artes, incentivo a pesquisa, apoio a produção e difusão cultural. Situado no centro de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Audiovisual, Dança e Teatro, o Centro de Artes Visuais (em parceria com o Centro Cultural do Banco do Nordeste) e o Núcleo de Produção Digital. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e a Rede Olhar Brasil. Apoio da Prodança. Todas as atividades são gratuitas.
Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza. Ceará. Brasil
Telefone (55+85) 3252-1444 | 3253-7052
| Siga no twitter e Facebook.
 
Centro de Artes Visuais - cav.fortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual - 3105-1404 | escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Dança - 3105-1402 | escoladedancadefortaleza@gmail.com

Escola Pública de Teatro - escolapublicadeteatro@gmail.com
Núcleo de Produção Digital - 3105-1410 | npdfortaleza@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário