terça-feira, 27 de setembro de 2011

Seminário na Vila das Artes discute a criação do Sistema Municipal de Museus

A preocupação sobre a preservação do patrimônio e o estímulo ao respeito à memória é cada vez mais uma exigência da própria sociedade. Dessa forma, o museu já não é mais lugar onde se aprecia o passado tão somente. É também espaço para a experimentação e o fazer pensar. Nesse sentido, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove, nos dias 27 e 28 de setembro, um debate sobre a implantação do Sistema Municipal de Museus, com o intuito de valorizar, preservar e gerenciar o patrimônio cultural de Fortaleza.
O seminário, realizado na Vila das Artes, será ministrado por Simone Flores, coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Na pauta do dia 27, entram questões como a Política Nacional de Museus, o Sistema Brasileiro de Museus e o Estatuto de Museus, além do trabalho em rede e os Sistemas Estaduais e Municipais. Já no dia 28, serão discutidas as legislações.
Entre os objetivos da criação do Sistema de Museus do Município de Fortaleza, que prevê também um Fundo Municipal, estão a promoção, apoio e estímulo da articulação entre os museus municipais e a formulação de uma Política Municipal de Museus para Fortaleza. O projeto de lei, de autoria do vereador Guilherme Sampaio, segue as diretrizes do Sistema Brasileiro de Museus e recebe o incentivo e promoção da Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor, em parceria com a Galeria Antônio Bandeira.
De acordo com a diretora da Galeria Antônio Bandeira, Mariana Ratts, a implantação do Sistema Municipal já vem sendo discutida desde 2009, por meio do 3° Fórum Estadual de Museus, organizado pelo Sistema Estadual de Museus, em que gestores e representantes das unidades museológicas do Ceará formularam propostas para o aprimoramento das políticas públicas destinadas aos museus da cidade. “A criação de um Sistema Municipal de Museus é um passo importante para a construção de uma política museológica na cidade, contribuindo para a articulação de suas instituições, tendo em vista que Fortaleza possui cerca de 25 museus abrangendo várias tipologias, e a sistematização de políticas de integração e incentivo aos museus”.
Durante o seminário na Vila das Artes, acontece ainda a Pré-Conferência Setorial de Museus, cujo objetivo é promover reflexões e elaborar conteúdos, diretrizes e propostas. O debate contribui no processo de realização da IV Conferência Municipal de Cultura, que servirá de base para a criação do Plano Municipal de Cultura.
Simone Flores:
Possui Graduação em História pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1987). É especialista em Sociedade Economia e Política pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1994). Especialista em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Curso de Estudos Avançados em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/ABM (2008). Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Atualmente é Coordenadora do Sistema Estadual de Museus/RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Cultura, Curadora do Museu de Ciência e Tecnologia PUCRS, Membro do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus e Membro da Equipe de professores ministrantes das Oficinas do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus - Ministério da Cultura. Tem experiência em Gestão de Museus e Políticas Públicas para Museus.
 
SERVIÇO
Seminário de Implantação do Sistema Municipal de Museus e Pré-conferência Setorial de Museus
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro).
Data: 27 e 28 de setembro, terça e quarta.
Horário: 09h às 17h.
Informações com a Assessoria de Imprensa da Secultfor pelo telefone 3105.1386  
 
Mariana Ratts
Galeria Antônio Bandeira
Secretaria de Cultura de Fortaleza - SECULTFOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário