quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MAST disponibiliza Política de Segurança para Arquivos, Bibliotecas e Museus


Publicação de 2006 foi elaborada em parceria com o Museu Villa-Lobos

Cento e vinte três páginas reúnem detalhadas diretrizes de políticas de âmbito nacional que podem ser adotadas por qualquer instituição encarregada da preservação de acervos culturais. A partir de hoje, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) disponibiliza em sua página a Política de Segurança para Arquivos, Bibliotecas e Museus, na íntegra. O texto foi elaborado em parceria com Museu Villa-Lobos e publicado em 2006.

O trabalho traduz toda a experiência de profissionais da área, em um projeto para atender às necessidades brasileiras no âmbito da preservação de acervos. Baseados em documentos do Comitê Internacional para Segurança em Museus (International Committee for Museum Security – ICMS), na “Política de Preservação de Acervos Institucionais”, no “Manual Básico de Segurança em Museus”, unido à experiência dos profissionais idealizadores do projeto, questionários foram confeccionados e enviados à 695 instituições que possuem guarda de acervos no Brasil.

“Com o retorno dos questionários, percebemos que a preocupação com a proteção dos acervos culturais era uma constante tanto para os profissionais de museus e arquivos, quanto para os de bibliotecas”, descreve a coordenação geral do projeto, composta por Maria Celina Soares de Mello e Silva, Maria Cristina Mendes, Ozana Hannesch e Solange Rocha, no texto de apresentação do trabalho.

Com as questões respondidas, os profissionais envolvidos na elaboração da Política de Segurança perceberam a importância de desenvolver um documento que abrangesse desde as questões básicas de segurança até aspectos como documentação, conservação, reprodução e acesso de documentos. Para isso, o texto foi dividido em 11 capítulos.

“Este se propõe ser um guia útil por ser abrangente e por abordar questões sob diversos ângulos; e, ao mesmo tempo, não se pretende exaustivo. De posse de diretrizes básicas, cada instituição procederá ao detalhamento e à abrangência que julgar efetiva para sua realidade”, aponta o texto de apresentação.

A disponibilização do conteúdo desta publicação online atende aos pedidos de diversos profissionais das instituições que trabalham com acervos culturais e científicos, registrados em diversas atividades realizadas pelo Museu na área de preservação, como cursos, palestras e seminários.

O arquivo para download também está disponível nos sites do Museu Villa-Lobos e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Serviço
Museu de Astronomia e Ciências Afins- MAST
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ
Telefones: (21) 3514-5200

Nenhum comentário:

Postar um comentário