Inspirando-se nesse projeto, foi implantada em Manguinhos, no Rio de Janeiro, a primeira Biblioteca Parque brasileira, em um espaço de 3,3 mil m², que sediava o antigo Depósito de Suprimento do Exército (1º DSUP). Essa área foi totalmente urbanizada, e se transformou no local de maior concentração de equipamentos sociais em uma comunidade carente da cidade, um complexo com ludoteca, filmoteca, sala de leitura para portadores de deficiências visuais, acervo digital de música, cineteatro, cafeteria, acesso gratuito à Internet e uma sala denominada Meu Bairro, para que os usuários façam reuniões da comunidade.
A Biblioteca Parque de Manguinhos é equipada com 40 computadores para internet livre, livros eletrônicos, 3 milhões de música em arquivo digital (do Imusica), 700 filmes em dvd, uma vasta coleção de quadrinhos e, sem esquecer dos livros, claro – são 26 mil títulos.
Atende a 16 comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro, cuja população soma, aproximadamente, 100 mil habitantes. Foram investidos R$ 8.680.000,00, incluídos, aqui, a construção do prédio e a aquisição de acervo, mobiliários e equipamentos. O espaço serve de modelo para implementação de bibliotecas em comunidades como Rocinha e Complexo do Alemão.
Apresenta um conceito que a gente já sabe, mas que pouca gente lembra: o de que bibliotecas são também espaços culturais. E o de que a leitura não precisa, necessariamente, ser em papel.
Todos os 28 funcionários da biblioteca são moradores da região e contratados pela Secretaria estadual de Cultura.
A Biblioteca Parque de Manguinhos acabou de completar aniversário e no decorrer desse primeiro ano de funcionamento, recebeu o cadastro de 3.671 pessoas e emprestou 20.211 itens do seu acervo, entre livros e DVDs.
Uma das salas adaptáveis onde acontecerão as apresentações do BiblioCamp.
Acervo, cão mascote da Biblioteca Parque de Manguinhos, que recepcionará o pessoal do BiblioCamp.
Patrocinar o BiblioCamp é uma ótima maneira de valorizar um ambiente colaborativo e estabelecer contato com algumas das pessoas mais criativas e empreendedoras do mundo das bibliotecas.
Fonte: Bibliocamp
link de acesso : http://bibliocamp.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário