A Sua Participação é Fundamental !
O Conselho Federal de Biblioteconomia continua realizando
o Censo Profissional dos Bibliotecários, com o objetivo de
conhecer a categoria e viabilizar um projeto
político para a valorização da profissão em âmbito nacional.
Os profissionais inscritos no
Sistema CFB/CRB devem participar
desse Censo, que se realiza em dois módulos: o cadastro, com
informações sobre o perfil profissional, e o de competências,
que inclui a identificação das qualificações do bibliotecário
brasileiro.
Para participar, entre em contato com o CRB-3 por telefone
(85) 3224.3518 ou e-mail (crb3@crb3.org.br) para obter uma
senha individual de acesso, que poderá ser alterada após o
ingresso no instrumento eletrônico. De posse da senha, o bibliotecário
poderá através do site www.cfb.org.br, clicar no link
CENSO PROFISSIONAL
(lado esquerdo do site).
O Sistema CFB/CRB aguarda sua adesão ao
CENSO PROFISSIONAL DOS BIBLIOTECÁRIOS.
O deputado Professor Teodoro tornou pública a sua tristeza pela penúltima colocação da capital cearense no Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Nacionais.
Em pronunciamento no dia 06 de maio, na tribuna da Assembléia Legislativa, o deputado Professor Teodoro tornou pública a sua tristeza pela penúltima colocação da capital cearense no Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Nacionais.
Este censo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, por solicitação do Ministério da Cultura, demonstra que Fortaleza está a frente apenas de João Pessoa, na Paraíba, na relação entre o número de habitantes e a quantidade de bibliotecas.
“É mais um dado que envergonha o município de Fortaleza na área da educação e da cultura”, afirmou o Deputado.
A capital cearense detém o índice de 0,03 % na equação bibliotecas X 100.000 habitantes, e pior, ainda deixam muito a desejar no funcionamento e no estímulo à leitura.
De acordo com o Parlamentar, Fortaleza possui apenas uma biblioteca pública municipal, a Dolor Barreira, situada no bairro do Benfica, e mais sete salas de leitura nos bairros de Vila União, José Walter, Granja Portugal, Antônio Bezerra, Parangaba, Centro e Conjunto Ceará.
Por ironia, não é por falta de interesse na leitura da população, pois o Ceará lidera o ranking da média de empréstimo de livros no Nordeste, com 186,6 empréstimos mensais, enquanto a média nacional é de 296 empréstimos, e a liderança é do Sudeste, com 421 por mês.
A média da região Nordeste é de 118 empréstimos ao mês, à frente apenas da região Norte, com penosos 90 mensais, sendo que o Sul vem com 351 e o Centro Oeste com 157 empréstimos mensais.
Salvando a pátria, é do município do Crato o melhor desempenho cearense, apresentando-se com índices mais que razoáveis: segundo lugar em todo o Nordeste, com índice de 1,71 bibliotecas para cada 100.000 habitantes, perdendo apenas para o município paraibano de Santa Rita.
Em seu pronunciamento, o Deputado recordou que no dia 4 de abril, a Assembléia Legislativa homenageou em Audiência Pública os 23 anos de fundação da Universidade Regional do Cariri, ressaltando o interesse e a busca intelectual da região do sul cearense.
Disse o Parlamentar: “Ali, discutimos a riqueza da cultura cratense, assim como de todo o Cariri. A importância de personalidades que durante 20 anos lutaram pela concretização do sonho de erguer uma universidade regional”.
Em aparte, o deputado Roberto Claudio (PSB), destacou esta data, pois em sua avaliação, a URCA conseguiu nestas duas décadas construir uma expressiva história na educação cearense.
Retomando o tema inicial, o deputado Professor Teodoro explicou que foram pesquisados todos os municípios brasileiros, num total de 5.565, e foram visitadas “in loco” 4.905 municípios, o que atesta que este Censo foi fruto de um trabalho meticuloso e paciente.
“O levantamento foi feito nas prefeituras, secretarias municipais de cultura ou educação para checar a existência de bibliotecas em seus municípios. Também foi verificado o vínculo da biblioteca, o perfil e qualificação do dirigente, instalações e equipamentos, a quantidade e a conservação do acervo, os dias de funcionamento, fluxo de usurários, serviços prestados. Foi uma verdadeira radiografia, realizada no período de 8 de setembro a 9 de novembro de 2009”, explicou.
Continuando, o deputado Professor Teodoro fez questão de exaltar o desempenho do secretário da Cultura do Estado, professor Auto Filho: “Quero louvar nosso secretário da Cultura, professor Auto Filho, um amante dos livros. Ele tem uma verdadeira obsessão por um de seus programas preferidos de sua pasta, que é o de dotar cada município com um bom acervo, onde as crianças possam ter acesso ao maravilhoso mundo da literatura”.
Para finalizar, o Parlamentar afirmou que: “É pela leitura que se desenvolve a inteligência e aumenta a sede do saber. A leitura um instrumento de libertação e transformação. Com mais leitura, o povo terá chance de escolher melhor seus representantes. Por isso que alguns não querem que o povo se eduque, que o povo tenha consciência crítica”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário