sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

21 / 01 /2010 - MAST realiza seminário luso-brasileiro sobre Thesaurus

LOCAL :RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro*

Estão abertas as inscrições para o seminário, que ocorrerá de 22 a 24 de março, no campus do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Evento, gratuito, objetiva difundir os trabalhos e coleções envolvidas no projeto Thesaurus de Instrumentos Científicos em Língua Portuguesa.


No âmbito das comemorações dos seus 25 anos, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promove, entre os dias 22 e 24 de março de 2010, o *Seminário Luso-Brasileiro de Coleções Científicas e de Ensino*. O objetivo do evento é difundir os trabalhos e coleções envolvidas no projeto *Thesaurus de Instrumentos Científicos em Língua Portuguesa*, apresentado pelo MAST e pelo Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (MCUL) em novembro de 2009, em Portugal.


Os interessados em participar do Seminário têm até o dia 22 de março para se inscreverem. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá no MAST – Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão.

Para outras informações: luci...@mast.br ou (21) 2580-0970. Para se inscrever clique aqui<http://www.mast.br/downloads/seminario_colecoes/ficha_inscricao_semin...>

Programação

<http://www.mast.br/downloads/seminario_colecoes/programa_seminario_co...>


Projeto Thesaurus de Instrumentos Científicos em Língua portuguesa

Pioneiro em sua natureza e metodologia, o projeto Thesaurus visa ao desenvolvimento de um instrumento sistemático de referência para o controle e uniformização terminológica de coleções de instrumentos científicos em língua portuguesa. O objetivo é formar um vocabulário extenso, produzindo uma terminologia comum e um glossário capaz de classificar e informar sobre acervos históricos das ciências ditas `exatas` e disciplinas relacionadas, bem como matemática e engenharias, com exceção dos acervos de medicina e de história natural.

A organização, acessibilidade e divulgação do projeto trarão benefícios não apenas à comunidade científica dos dois países, mas também aos profissionais de museus e à sociedade em geral, de acordo com os coordenadores, Marcus Granato (MAST) e Marta Lourenço (MCUL). “Por um lado, o projeto contribuirá para o conhecimento nas áreas da museologia da ciência e da história da instrumentação. Constituirá um instrumento simples para os profissionais de museus, facilitando a gestão de coleções e as novas acessibilidades através da sociedade da informação. Finalmente, possibilitará uma maior visibilidade e reconhecimento do patrimônio científico, quer através da sua organização e acessibilidade a investigadores, quer através da sua divulgação ao público em geral”.

O projeto de cooperação internacional coordenado pelo MAST e MCUL envolve uma rede de doze instituições do Brasil e de Portugal. No país europeu participam: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra; Museu de Ciência da Universidade do Porto; Museu da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto; e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. No Brasil: o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT); o Museu de Ciência e Técnica da Universidade Federal de Ouro Preto; o Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora; o Museu da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro; o Colégio Pedro II (RJ); e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

O projeto Thesaurus de Instrumentos Científicos em Língua Portuguesa teve início em 2006 com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com apoio do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT - Pólo da Universidade de Lisboa).

Workshop Thesaurus de Instrumentos Científicos

Entre os dias 14 e 20 de março de 2010, os profissionais das instituições que compõem a rede Brasil & Portugal participarão do *Workshop Thesaurus de Instrumentos Científicos.

Os objetivos do encontro são discutir e detalhar a classificação que estrutura o thesaurus, avaliar os programas (softwares) que serão utilizados na construção do projeto, além de analisar o andamento das atividades nos grupos de trabalho criados durante o workshop que aconteceu em Lisboa em 2009, e definir as atividades destes grupos para o ano de 2010.

Fonte: MAST
http://www.mast.br/downloads/seminario_colecoes/programa_seminario_co...


Nenhum comentário:

Postar um comentário