terça-feira, 4 de agosto de 2009

SOFTWARES para Bibliotecas

Alexandria on line
"O Alexandria on line é um sistema de gerenciamento de acervos, desenvolvido para atender as necessidades de bibliotecas e centros de documentação de diversos tamanhos e diferentes finalidades. É multiplataforma e trabalha em conjunto com os mais importantes bancos de dados do mercado, mantendo organizado livros, documentos, imagens, mapas e tudo mais que necessite ser localizado. Totalmente modular, seus recursos integram e automatizam todas as funções básicas de uma biblioteca como: catalogação, pesquisa, reserva, empréstimo e aquisição."
ARCHES LIB
O ARCHES LIB é um software para controle de bibliotecas, foi desenvolvido com a colaboração de bibliotecários em conjunto com a equipe de Informática WA-CORBI.
BiblioBase: Sistema de Automação de Bibliotecas
Sistema Integrado para Gestão de Bases de Dados em CDS/ISIS. Desenvolvimento cooperativo, em parceria técnica e comercial de empresas brasileira e portuguesa. Padrões Internacionais adotados: Marc21, Unimarc, AACR-2. Padrões e Exigências Brasileiras: NBR 6023, dados de avaliação do MEC-Ministério da Educação e Cultura. Interface interativa e facilidade de operação, em ambiente operacional Windows. Facilidade de atendimento e comunicação, mediante remessa de documentos e avisos via e-mail e integração dos produtos com editores Microsoft Word e Excel. (Fonte: Porbase)
Calímaco - Gestão de bibliotecas
Sistema de Gestão de Bibliotecas da CADSOFT: o Calímaco funciona de maneira integrada, desde a entrada do material na biblioteca, até o momento do seu empréstimo. Permite processamento técnico rápido e eficiente.
Catálogo de Produtos - Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)
Disponibiliza informações sobre os diversos produtos da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS (BIREME) operacionalizados via Internet. Subdividido nas categorias: Comunicação; Fontes referenciais; Publicações eletrônicas; Fontes integradoras; Ferramentas; Aplicativo DOS e Distribuição Oficial (WinISIS).
CDI - Controle de Documentação e Informação
O CDI é um software gerenciador de informações voltado para Centros de Documentação; desenvolvido pela Bibliotec. Cadastra, recupera, inclusive através de imagens, bem como movimenta empréstimos com código de barras. As consultas podem ser feitas de várias formas de todos os materiais contidos em Centros de Documentação e Informação.
Código Livre
É um banco de códigos fontes que permite o download dos códigos escritos em várias linguagens e para diversas aplicações gratuitamente .
DSpace
O DSpace é um software desenvolvido pelas bibliotecas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que tem como objetivos recolher, preservar, gerir e disseminar documentos digitais. Ele é o resultado de um esforço conjunto de investigação e desenvolvimento do MIT e da Hewlett-Packard (HP). O DSpace é disponibilizado livremente às instituições de investigação, sob a forma de um produto open source, que pode ser adaptado e expandido, nos termos da BSD Open Source License. O DSpace aceita todas as formas de materiais digitais, incluindo arquivos de texto, imagem, vídeo e áudio, o que possibilita custodiar os mais variados tipos de conteúdos, tais como, livros, artigos, relatórios técnicos, working papers, artigos de conferências, e-teses, conjuntos de dados (estatísticos, geoespaciais, etc.), programas de computador, modelos e simulações visuais, etc.
e-Docs
Com o objetivo declarado de trazer o gerenciamento de documentos ao usuário comum, o e-Docs oferece um conjunto de recursos GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) - incluindo retirada e devolução, controle de versões e criação de perfis de documentos. Foi concebido para empresas dos mais variados segmentos do mercado que precisam centralizar e estruturar o conhecimento corporativo mantendo a flexibilidade necessária para a colaboração.
EPrints for Digital Repositories
O EPrints é um programa gratuito, desenvolvido pela School of Electronics and Computer Science, University of Southampton, UK, para a construção de repositórios de documentos digitais (artigos, teses, relatórios de pesquisa, objetos multimídia etc.).
Ex Libris - Sistema Aleph
O grupo Ex Libris é um fornecedor mundial de soluções de software e serviços relativos a bibliotecas e centros de informação. Desenvolve o sistema ALEPH (Automated Library Expandable Program), considerado um dos melhores gerenciadores de unidades de informação em todo o mundo. É responsável, ainda, por outros programas desenvolvidos para bibliotecas de todos os portes e tipos, como o Alephino, o MetaLib, o SFX e o DigiTooLibrary.
Família Biblioteca Argonauta
Desenvolvida pela Datacoop, a Família engloba softwares para automação de bibliotecas, museus, arquivos e catálogo web dos acervos.
Família Informa
Software para o gerenciamento de acervos de bibliotecas e centros de documentação. Permite acesso aos Bancos de Dados MS-SQL Server e Oracle.
Fedora
O Fedora é um software de código fonte aberto desenvolvido em conjunto pela University of Virginia Library e Cornell University, que permite as organizações administrar e exibir seus conteúdos digitais na web. Seu sistema de modelagem de objetos digitais suporta multiplas visões para cada objeto e permite relacionar este com outros objetos digitais associados. Encapsula conteúdos localmente ou faz a referência a conteúdos remotos. Tem uma variadade de funções administrativas via web tanto para gerênciar objetos digitais como repositórios institucionais. Permite controle de acesso. E pode ser aplicado na administração de bibliotecas digitais, documentos multimidia, repositórios de arquivos, repositórios institucionais e bibliotecas digitais para educação.
Fornecedores de Sistemas para Informatização de Arquivos, Bibliotecas e Museus
Página do site do LADOC - Laboratório de Documentação Informatizada, da UNIRIO, que disponibiliza links para alguns fornecedores de sistemas para informatização e automação de arquivos, bibliotecas e museus
GISA - Gestão Integrada de Sistemas de Arquivo
O GISA - Gestão Integrada de Sistemas de Arquivo - é um software de Gestão de Arquivos, que assenta num modelo integrado, concebido para acompanhar diversas fases do ciclo vital da informação. Distingue-se por permitir articular, num único sistema, as múltiplas operações da cadeia arquivística.
GNU EPrints Archive Software
GNU EPrints é um programa livre para criação de arquivos on line, desenvolvido pela Universidade de Southampton. Roda em Linux.
Gnuteca
Informações e download do Gnuteca (sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários). O Gnuteca é um software livre (sistema Linux), o que significa que o mesmo pode ser copiado, distribuído e modificado livremente. O software é aderente a padrões conhecidos como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library of Congress).
Greenstone Digital Library Software
Greenstone é um software para a construção de bibliotecas digitais produzido por New Zealand Digital Library Project na University of Waikato, e desenvolvido e distribuído em cooperação com a UNESCO e o Human Info NGO. Código fonte aberto, licença GNU General Public License.
Joomla!
O Joomla! é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) para ajudar a construir sítios para rede e outras aplicações em linha. É uma solução com os códigos fontes abertos e está disponível livremente para todos.
Laware
O LAWare®, é um gerenciador de processos voltado exclusivamente para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, cujas ferramentas foram implementadas com base nas principais necessidades dos advogados, dentre elas, o cadastro de processos e respectivas partes, o controle efetivo dos prazos, compromissos, agenda de contatos, lista de tarefas, gerenciamento eletrônico de documentos etc.
Luso DSpace: portal sobre o DSpace para a comunidade de língua portuguesa
O DSpace é um software desenvolvido pelas bibliotecas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que tem como objetivos recolher, preservar, gerir e disseminar documentos digitais. Ele é o resultado de um esforço conjunto de investigação e desenvolvimento do MIT e da Hewlett-Packard (HP). O DSpace é disponibilizado livremente às instituições de investigação, sob a forma de um produto open source, que pode ser livremente adaptado e expandido funcionalmente, nos termos da BSD Open Source License. O DSpace aceita todas as formas de materiais digitais, incluindo arquivos de texto, imagem, vídeo e áudio, o que possibilita custodiar os mais variados tipos de conteúdos, tais como, livros, artigos, relatórios técnicos, working papers, artigos de conferências, e-teses, conjuntos de dados (estatísticos, geoespaciais, etc.), programas de computador, modelos e simulações visuais, etc.
McFile
"O McFile é uma ferramenta segura, funcional, de alta performance e escalabilidade para controle de processos, fluxo de trabalho, informações, arquivos físicos ou digitais e bibliotecas. Essa solução é completamente flexível e pode ser modelada para atender a demanda de empresas de todos os portes, que buscam colaboração e integração entre funcionários e departamentos."
MiniBiblio 2.0.0
Sistema utilitário distribuído, de maneira livre, pela Athenas Software & Systems. A plataforma é baseada no ambiente Microsoft Windows utilizando Borland Delphi e Borland Interbase como ferramentas. Para cadastro e gerenciamento de livros, revistas, vídeos, manuais, discos e/ou dados. Possibilita o controle de empréstimos. Bastante versátil, apresenta diferentes possibilidades de configuração visual e funcional.
Nou-Rau
O sistema Nou-Rau tem por objetivo implementar um sistema online para arquivamento e indexação de documentos, provendo acesso controlado e mecanismos eficientes para busca. Foi desenvolvido pelo Instituto Vale do Futuro em parceria com o Centro de Computação da Unicamp. Seu uso é livre e gratuito, sendo distribuído sob a licença GPL.
Open Biblio (em português)
Página do Open Biblio, programa de Gerenciamento Bibliotecário, na versão em português. É possível obter informações e ‘baixar’ o software e seu manual. O software é livre (custo zero) possui codificação aberta, escrita em linguagem PHP e utiliza como banco de dados MySQL, ambos feitos para serem utilizados sob plataforma Linux, porém flexíveis para serem usados em outras plataformas. O software Openbiblio gerencia os processos de uma biblioteca – administração, relatórios, cadastros, circulação. Segue os padrões internacionais USMarc.
OpenISIS
Página de desenvolvimento e disseminação de sistemas de informação com código aberto, ou seja, gratuitos e que possam ser adaptados conforme o tipo de biblioteca ou centro de informação. Em inglês.
Pergamum: Sistema Integrado de Bibliotecas
O PERGAMUM – Sistema Integrado de Bibliotecas – é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O Sistema foi implementado na arquitetura cliente/servidor, com interface gráfica - programação em Delphi, utilizando banco de dados relacional SQL. O Sistema contempla as principais funções de uma Biblioteca, funcionando de forma integrada da aquisição ao empréstimo, tornando-se um software de gestão de bibliotecas. Utiliza-se o formato MARC para padronização dos documentos. Na página encontram-se informações relativas ao programa, manuais, atendimento e requisições de suporte, lista de discussão e acesso a Rede Pergamum. Esta possui o catálogo das instituições que adquiriram o software.
PHL - Personal Home Library
O PHL - Personal Home Library, é um sistema especialmente desenvolvido para administração de coleções e serviços de bibliotecas e centros de informações. Foi concebido como uma alternativa moderna e eficiente às bibliotecas e usuários com poucos recursos (financeiro e de pessoal) e que pretendem organizar suas coleções, automatizar rotinas e serviços e/ou disponibilizar e compartilhar seus catálogos através da Web.
Projeto Oráculo
O Projeto Oráculo tem como objetivo colaborar na construção de uma comunidade de usuários de CDS/Isis capacitados tecnicamente e capazes de cooperar mutuamente. O Projeto Oráculo prevê: Serviço de respostas técnicas através do site e da caixa postal ; Desenvolvimento de ferramentas de apoio; Promoção de eventos que congreguem a comunidade; Manutenção de grupos de estudos; Biblioteca Virtual com artigos relacionados as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e automação de acervos; Desenvolvimento de políticas de atendimento/desenvolvimento, de modo a reduzir o índice de retrabalho
ProJuris
Software de gestão do contencioso, que permite cadastrar, consultar e acompanhar seus processos de qualquer lugar onde tenha acesso à internet ou intranet. Especialmente útil para empresas que terceirizam o setor jurídico, possuem filiais ou parcerias com outros escritórios, permitindo a distribuição e o compartilhamento de processos entre as diversas unidades.
Sapien 1.0 - Editor de Glossários e Tesauros
Editor de Glossários e Tesauros desenvolvido no SENAI-RS dentro de um projeto de Desenvolvimento em Informática Educacional, que visa produzir software e/ou hardware educacionais. O Sapien facilita as inserções dos conceitos, ampliando a pesquisa dos termos utilizados nas mais variadas áreas do conhecimento.
Sistema Thesaurus de Automação de Bibliotecas
Sistema desenvolvido por Via Appia Informática destinado à completa automação das rotinas de bibliotecas públicas e privadas. Voltado para acervos grandes e médios.)
Sistema Thesaurus Light
O Sistema Thesaurus Light foi desenvolvido especialmente para o gerenciamento completo de acervos bibliográficos de médio e pequeno porte.)
Sistemas de Automação de Bibliotecas (Softwares livres)
Site da Universidade Estadual de Londrina, desenvolvido e hospedado pela Companhia de Informática do Paraná - CELEPAR , traz informações sobre sistemas para automação de bibliotecas disponíveis gratuitamente para download.
SophiA Biblioteca
Software para automação e gerenciamento de bibliotecas com diversos recursos. Imprime etiquetas de lombada com código de barras e atende aos padrões do formato MARC 21.
TEDE - Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - IBICT
Os Sistemas de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE Modular e TEDE Simplificado), desenvolvidos pelo IBICT, no âmbito do projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), permite a implantação da biblioteca digital local na IES e sua integração ao sistema nacional (BDTD IBICT), como também ao sistema internacional (Networked Digital Library of Theses and Dissertations - NDLTD da Virginia Tech).
TemaTres: software libre para gestión de tesauros
Aplicação Web para a gestão de linguagens documentais. Se encontra orientado especialmente ao desenvolvimento de tesauros hierárquicos, mas também pode ser utilizado para desenvolver estruturas de navegação web, ou como complemento articular com um gestor de conteúdos, bibliotecas digitais, ou em uma biblioteca tradicional para gestão das linguagens documentais em uso.
Themis 4.0
Software na área de gerenciamento de atividades jurídicas. Apresenta uma série de funcionalidades que permitem um controle apurado de seus processos. O Themis 4.0 tem por base a experiência de mais de sete anos de mercado de softwares jurídicos. Ele foi desenvolvido na plataforma cliente/servidor e está disponível em duas versões: Themis 4.0 para Firebird (banco de dados gratuito), Themis 4.0 para SQL Server e Oracle.
Unesco CDS/ISIS database software
Página, da UNESCO, para a família de softwares CDS/ISIS.
Virtua Integrated Library System (ILS)
Desenvolvido pela VTLS e baseado em padrões, o software para automação de bibliotecas é integrado, flexível e aberto. Com ferramentas, tais como FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records), Notificações de Update através do DSI, Revisões de Usuários e uma interface Smart Device para consulta ao catálogo, o software permite criar perfis customizados para cada biblioteca e o usuário do staff acessarem mais de 600 funções através do sistema. Oferece funcionalidade integrada entre os módulos, incluindo os sistemas de catalogação, aquisições, periódicos, circulação e gerenciamento de relatórios.
Vital - VTLS Americas
O Vital é um software da VTLS Americas, baseado no Fedora, aplicativo para a criação, gerenciamento e disseminação de repositórios de documentos digitais.
WINISIS - Programas para Bibliotecas
A BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde é o representante oficial no Brasil de distribuição do software para bibliotecas desenvolvido pela UNESCO. Fornece informações de acesso ao Software WINISIS e download do produto.
www.biblivre.ufrj.br
www.biblivre.ufrj.br é um portal mantido pela equipe de desenvolvedores do projeto Biblioteca Livre, um projeto proposto em conjunto pela SABIN (Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional) e pelo PEE/COPPE/UFRJ ao MinC - Ministério da Cultura e que visa o desenvolvimento de um conjunto de programas de computador destinado a informatização, através da modalidade de software livre, de bibliotecas dos mais variados portes e propiciar a comunicação entre elas.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Viva,

    pode ajudar-me?

    Qual o software "open-Source" que recomend para substituir o bibliobase?

    Tou a experimentar o openbiblio(que estou a gostar muito) mas a verdade é que a informação sobre livros é muito incompleta (nem sequer tem ISBN).

    Algum destes que mencionou (eu não conheço nenhum) software do género do open-biblio que tenha uma ferramenta de importação de livros em formato unimarc,xml ou ISO 2709:2009 ?
    (o open-biblio tem importação apenas formato USmarc)


    Tenho de importar uns dados (nem que precise de um tratamento no excel primeiro antes de importar).

    desculpe incomodar.

    saudações cordiais!

    ResponderExcluir