segunda-feira, 27 de julho de 2009

História digitalizada_ JORNAL O POVO

Campanha publicitária relembra os grandes acontecimentos das últimas nove décadas para divulgar a digitalização de mais de 80 anos de história contada pelas páginas do jornal O POVO
Luar Maria Brandão da Redação
O cangaço sobre as terras e pessoas do sertão, os milagres e pregações de Padre Cícero, a Segunda Guerra Mundial, a explosão do rock’n’roll, o homem na Lua. “A taça do mundo é nossa”, canta a ditadura. Adeus generais! Salvem a democracia! Viva Ayrton Senna! Psiu... Calou-se o ocidente, derrubaram as Torres Gêmeas. A história vivida pela humanidade e registrada, desde os anos 20, entre manchetes, fotos e reportagens do jornal O POVO, agora revela-se nas dobraduras de papel da campanha publicitária “Redescobrindo”. Criada pelos publicitários Weyne Vasconcelos e Marcelo Bitar, da agência Wcom Publicidade, a peça divulga a digitalização de mais de 80 anos de história presenciada e noticiada pelo jornal. “Passeamos sobre todas as décadas de existência do jornal O POVO, ‘pinçamos’ os principais fatos de cada uma delas e os transformamos em imagem, através de origamis de papel de jornal”, explica Vasconcelos. Segundo o publicitário, cada dobradura usa o jornal da década que ela representa, ilustrando a evolução gráfica do impresso. Plano de mídia “Nos 80 anos do jornal O POVO, decidimos devolver para a sociedade todo a sua história, através de nosso acervo”, explica Maria Teresa, coordenadora do departamento Banco de Dados do jornal. De acordo com ela, todo o material do veículo já estava disponível, mas a digitalização ampliou e facilitou esse acesso. “Temos o maior conteúdo jornalístico digitalizado do Ceará. Então, foi nessa perspectiva que trabalhamos o plano de mídia”, afirma. De acordo com Teresa, executores da digitalização e publicitários trabalharam juntos, no sentido de fazer com que equipe de criação entendesse a importância do que se estava fazendo. “A única forma de fazer isso foi trazendo os publicitários até o núcleo de digitalização. Demos inclusive uma relação dos acontecimentos de cada década e eles selecionaram os fatos”, diz. A coordenadora destaca ainda a vantagem de o Grupo de Comunicação O POVO congregar as quatro mídias: impresso, televisão, rádio e portal. Segundo a supervisora de marketing institucional do O POVO, Juliana Cassundé, a campanha “Redescobrindo” foi lançada em abril com um “teaser”, que é a fase de gerar expectativa no público, “lançar a campanha sem revelar de fato do que se trata a comunicação”. Depois foi dada a largada de divulgação em cada uma das mídias do Grupo. A rádio apresentou spots que explicavam o projeto e a televisão veiculou VTs usando todas as dobraduras simultaneamente. No portal O POVO Online, foram postados banners e o impresso trazia em sequência cronológica o anúncio com uma década cada um. “Entendemos a importância desse projeto chegou não só para o Grupo, mas para a sociedade. Por isso, tratamos a comunicação desse projeto de forma mais ampla. Um acervo de mais de 80 anos tem um valor agregado muito grande”, conclui. ´
FICHA TÉCNICA Título: "Redescobrindo" Agência: Wcom Publicidade Criação: Weyne Vasconcelos e Marcelo Bitar Mídia: Simone Lima Arte final: Murilo Vasconcelos
EMAIS - A iniciativa de digitalizar todo o acervo do jornal O POVO foi concebido para o projeto “Redescobrindo 80 anos do povo cearense”, para comemorar as oito décadas do jornal. - O acervo digitalizado do jornal O POVO tem quase um milhão de documentos: são 304 mil fotografias e 24.835 edições digitalizadas - desde a primeira publicação, que data de 7 de janeiro de 1928. - A digitalização de todo o acervo começou em 2007 e durou 1 ano e 9 meses. Foram 58 funcionários, entre publicitários, jornalistas, bibliotecários, historiadores, designers, fotógrafos, técnicos em TI e pedagogos trabalhando de segunda a sábado, no projeto.
http://www.opovo.com.br/opovo/economia/882681.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário