segunda-feira, 27 de junho de 2016

Biblioteca beneficia mais de 10 mil trabalhadores em busca de emprego

Ana Wanessa Bastos/ Bibliotecária 


Biblioteca do IDT com Estação Conhecimento:
Ações de responsabilidade social para trabalhadores em busca de emprego

A urgência por ações de responsabilidade social une acadêmicos e profissionais em torno de boas práticas que visem ao bem-estar social. Diante do cenário atual, de crise econômica e de desemprego elevado no país, destaca-se a necessidade das pessoas que procuram trabalho, fato que tem impactado e desafiado os serviços de informação de instituições que os auxiliam a inserir (ou reinserção) os desempregados no mercado de trabalho.

Essa é a realidade vivenciada na biblioteca do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (SINE/IDT), em Fortaleza, Ceará. Inaugurada no início do mês de julho de 2015, essa biblioteca tem acesso público e gratuito, e sua missão é de prestar serviços de informação direcionados aos trabalhadores que visam se inserir no mercado de trabalho. 

Em 1 ano, de junho de 2015 a junho de 2016, a Biblioteca do Instituto de Desenvolvimento do Trbalho (IDT) com a Estação Conhecimento - projeto iniciado concomitantemente à sua inauguração - beneficiou mais de 10.600 (dez mil e seiscentos) trabalhadores em busca de emprego. 


                                 
ESPAÇO
Ocupa uma área de 62,06 m², possui 8 assentos distribuídos em duas mesas para leitura, disponibiliza acesso direto a 18 estantes com acervo bibliográfico, bem como possui dois terminais de computadores para pesquisa na Internet.

                                          
ACERVO 
Disponível para pesquisa e leitura local, é constituído por doações, provenientes de parcerias com outras bibliotecas, editoras, Instituições e colaboradores. Atualmente conta com um volume aproximado de 4.000 entre livros, periódicos, catálogos, manuais, relatórios dentre outros materiais bibliográficos e multimeios. Abrange as áreas de literatura, artes, auto ajuda, empreendedorismo, economia, mercado de trabalho e direito do trabalho.

                                   

SERVIÇOS
Ø  informações utilitárias;
Ø  indicação de livros;
Ø  consulta ao acervo físico;
Ø  orientação em pesquisas na internet;
Ø  auxílio de cadastro no site do IDT para agendamento;
Ø  auxílio de cadastro no portal MTE MAISEMPREGO para verificar vagas e atualizar currículos;
Ø  auxílio para criação de email;
Ø  encaminhamento para cursos de informática básica na unidade do SINE/IDT do Centro;
Ø   encaminhamento para as palestras da Estação Conhecimento, e
Ø  realização de palestras de incentivo à leitura.  

Palestras de incentivo à leitura – Estação Conhecimento

                                           


PARCERIAS
Em novembro de 2015, a bibliotecária Ana Wanessa Bastos atuou em prol do desenvolvimento de coleções da biblioteca, esteve presente no Instituto Brasil Estados Unidos - IBEU e no Tribunal Regional do Trabalho – TRT/7 Região onde adquiriu um montante de 500 livros por meio de doações das respectivas bibliotecárias Karla Jucá e Rejane Albuquerque















Em janeiro de 2016, na continuação da ação de formação e desenvolvimento de coleções da biblioteca do IDT, a bibliotecária Ana Wanessa Bastos esteve no banco Itaú, onde recebeu, por intermédio da gerente da agência, Germana Leone, doações de livros e materiais multimeio enviados pelo bibliotecário Jonathan Faria, do Itaú Cultural - Centro de Memória, Documentação e Referência, de São Paulo.




AÇÕES (JUN/2015-JUN/2016)





 











Homenagem ao Dia Internacional da Mulher [MARÇO/2016] 
Exposição fotográfica de mulheres em destaque no Brasil e no Mundo    






Palestra: "Como produzir-se numa entrevista de emprego" (maquiagem)                                 

                  























DE JUNHO/2015 A JUNHO DE 2016

Nesse período de 1 (um) ano, a biblioteca do IDT atendeu mais de 7.800 trabalhadores.

PROJETO ESTAÇÃO CONHECIMENTO
  
      


Concomitante a inauguração da Unidade do Centro, o IDT  lançou o Projeto Piloto Estação Conhecimento, com objetivo de otimizar o tempo do trabalhador por ocasião de sua espera por atendimento. A Estação Conhecimento é desenvolvida  por meio de Ações Educativas e Culturais organizadas  em exposições culturais e  palestras informativas que orientam o profissional em função de seu sucesso no mundo do trabalho.

PALESTRAS
1. O profissional que o mercado precisa
2. Essa vaga pode ser minha!
3. Não consigo ser aprovado na seleção
4. Minha imagem está sendo adequada para
 o mundo do trabalho?
5. Seu currículo é atraente?
6. Fui chamado para uma entrevista de emprego. 
E agora?
7. Direitos e Deveres do Trabalho – PIS
8. Ler: perder tempo ou ganhar conhecimento?
9. Refletindo sobre os direitos e deveres da pessoa com deficiência no mercado de trabalho
10. [NOVA] Previdência social: direitos básicos do trabalhador
11. [ESPECIAL] Requisitos para habilitação no Seguro-Desemprego
12. [ESPECIAL Dia Internacional da Mulher] Como produzir-se numa entrevista de emprego (maquiagem)



DE JUNHO/2015 A JUNHO/2016
Nesse período a Estação Conhecimento contou com uma equipe de 13 palestrantes/facilitadores,  promoveu cerca 200 palestras beneficiando um público aproximado de 2.800  trabalhadores.



Experiência bem-sucedida no Ceará, em 28 de julho 2015, foi destaque no Jornal Hoje – Sala de Emprego, da TV Globo uma matéria sobre a Estação Conhecimento do IDT


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