quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A Biblioteca do IDT se despede do ano de 2015

Agradecemos a todos que fizeram da biblioteca um meio de ganhar conhecimento. 

De julho a dezembro de 2015, a biblioteca do IDT atendeu mais de 3.000 trabalhadores com os serviços de informações utilitárias, indicações de livros, consulta ao acervo físico, orientações em pesquisas na internet, auxílios de cadastro no site do IDT para agendamento; de cadastro no portal MTE MAISEMPREGO para verificar vagas e atualizar currículos, criação de email, encaminhamento para cursos e palestras da Estação Conhecimento.      


O acervo da biblioteca é constituído por doações, provenientes de parcerias com outras bibliotecas, editoras, Instituições e colaboradores. Atualmente conta com um volume aproximado de 4.000 entre livros, periódicos, catálogos, manuais, relatórios dentre outros materiais bibliográficos e multimeios. Abrange as áreas de literatura, artes, auto ajuda, empreendedorismo, economia, mercado de trabalho e direito do trabalho. O acervo encontra-se disponível para consulta e pesquisa local.

Em novembro de 2015, a bibliotecária Ana Wanessa Bastos atuou em prol do desenvolvimento de coleções da biblioteca, esteve presente no Instituto Brasil Estados Unidos - IBEU e no Tribunal Regional do Trabalho – TRT/7 Região onde fez parcerias com  respectivas bibliotecárias Karla Jucá e Rejane Albuquerque.



Na semana de 21 a 25 de setembro de 2015, a biblioteca colaborou com atividades planejadas em consonância com a Programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Entrou no clima da campanha Outubro Rosa inserindo balões rosa, cartaz e disponibilizando folders com informações de prevenção contra o câncer de mama. No ensejo do Dia das Crianças, 12 de Outubro, expôs livros infantis e distribuiu pirulitos às crianças.


Realizou dinâmicas de leitura com os estagiários do primeiro passo e público em geral. 


Destacamos a atuação da biblioteca com a Estação Conhecimento que de julho a dezembro de 2015 qualificou através de palestras diárias e gratuitas com temas relativos ao processo seletivo de emprego 1.200 trabalhadores cearenses à procura de emprego.  

 Palestras de incentivo á leitura com o tema “Ler: perder tempo ou ganhar conhecimento?”.  

A bibliotecária Ana Wanessa Bastos participou da programação da II Jornada da Ciência, Informação e Conhecimento realizada pela biblioteca da Universidade Estadual do Ceará – UECE disseminando o trabalho realizado com a Estação Conhecimento.  


A equipe da biblioteca do IDT deseja um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos!
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário