sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A Biblioteca do IDT junto a Estação Conhecimento disponibiliza uma programação voltada ao do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de Setembro)

Texto/Fotos: Ana Wanessa Bastos

BIBLIOTECA DO IDT



Em julho de 2015 , a Biblioteca do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho - IDT voltou à ativa na Unidade de Atendimento do SINE/IDT Centro. Ocupa uma área de 62,06 m², possui 8 assentos distribuídos em duas mesas para leitura, disponibiliza acesso direto a 18 estantes com acervo bibliográfico, bem como possui dois terminais de computadores para pesquisa na Internet.     


O acervo da biblioteca é constituído por doações, provenientes de parcerias com outras bibliotecas, editoras, Instituições e colaboradores. Atualmente conta com um volume aproximado de 3.000 entre livros, periódicos, catálogos, manuais, relatórios dentre outros materiais bibliográficos e multimeios. Abrange as áreas de literatura, filosofia, artes, auto ajuda, empreendedorismo, economia, mercado de trabalho e direito do trabalho. O acervo encontra-se disponível para consulta e pesquisa local.


De acesso público e gratuito, a biblioteca atende a classe trabalhadora que busca os serviços do IDT, funcionários e colaboradores da Instituição, assim como o público em geral. Atendeu mais de 600 trabalhadores em Julho de 2015, com serviços de informações utilitárias, indicações de livros, consulta ao acervo físico e virtual, orientações em pesquisas na internet, auxílios de cadastro no site do IDT para agendamento; cadastro no portal MTE MAISEMPREGO para verificar vagas e atualizar currículos, bem como criação de email.    
                                                                                                                                                     
Destacamos a atuação da biblioteca na Estação Conhecimento informando, incentivando, captando e inscrevendo trabalhadores para participar das palestras diárias. Na primeira semana do projeto, a bibliotecária Ana Wanessa Bastos realizou a palestra “Ler: perder tempo ou ganhar conhecimento?” como ação de incentivo à leitura.   



Na semana de 21 a 25 de Setembro de 2015, a biblioteca junto a Estação Conhecimento tem a programação planejada em consonância com a Programação do Dia Nacional de Luta 
da Pessoa com Deficiência

PROGRAMAÇÃO 
21 A 25 DE SETEMBRO DE 2015

Dia 21.09.2015 (Segunda) - 8:30h - Palestra na Estação Conhecimento/Unidade SINE/IDT Centro.
Tema : "Conhecendo a Realidade da Pessoa com Deficiência, no Mundo do Trabalho" Ministrante: Fátima Almeida (gerente de atendimento especializado a pessoas com deficiência do IDT). 

Dia 22.09.2015 (Terça) - 8:30h - Apresentação de vídeo "De PORTA EM PORTA" na Estação Conhecimento/Unidade SINE/IDT Centro.

De 21 a 25.09.2015 (Segunda à Sexta)- Exposição de livros com temas voltados para á Pessoa com Deficiência na Biblioteca da Unidade do SINE/IDT Centro. 

Informamos e Convidamos:

Dia 25.09.2015 - 8:00h (Sexta)- Evento Dia "D" Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS - Local: CEPID. 

CEPID - Av Senador Robert Kennedy, 128 | Planaldo das Goiabeiras - Barra do Ceará

Dia 30.09.2015 - 15h (Quarta)-  V Evento para homenagear as 15 empresas parceiras que mais inseriram profissionais com deficiência no Estado do Ceará, em 2014, através da rede SINE/IDT. 

 -  Lançamento do livro: Inclusão saberes, reflexões e possibilidades de uma prática em construção. Parceria com a UECE . Local: Biblioteca da Unidade do SINE/IDT Centro. Rua Assunção, 699

Nenhum comentário:

Postar um comentário