sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

[Tecnologia] Impressora híbrida fabrica cartilagem viva para implante

Impressora tecelã
 Impressora híbrida fabrica cartilagem para implante
O protótipo da impressora híbrida mostra bem que ela é junção de técnicas diferentes, mas seus produtos já foram implantados com sucesso em animais. [Imagem: Xu et al./Biofabrication]

















Impressoras 3D são boas para imprimir qualquer coisa, embora só agora estejam começando a imprimir aparelhos eletrônicos funcionais.
Mas imprimir tecidos vivos, que possam ser implantados diretamente em um paciente, era algo que se julgava ainda distante no futuro.
Tao Xu e seus colegas da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, transformaram essa possibilidade em realidade.
Para isso, Xu inventou um novo tipo de impressora híbrida.
O aparelho é um misto de impressora jato de tinta e de uma técnica de fabricação conhecida como tecelagem eletrostática (electrospinning).
Natural e sintético juntos
A combinação das duas técnicas permitiu que os pesquisadores fabricassem estruturas compostas de materiais naturais e materiais sintéticos.
Os materiais sintéticos dão resistência mecânica ao objeto fabricado, enquanto os materiais naturais criam o ambiente que permite o crescimento de células vivas.
Impressora híbrida fabrica cartilagem para implante
O sistema híbrido produziu peças de cartilagem com estabilidade mecânica muito superior àquelas criadas usando apenas as técnicas de bioimpressão tradicionais, baseadas na técnica jato de tinta. [Imagem: Xu et al./Biofabrication]
A tecelagem eletrostática usa uma corrente elétrica para gerar fibras muito finas a partir de polímeros em solução.
O equipamento permite o controle preciso da composição dos polímeros, além de permitir a fabricação de estruturas porosas, que encorajam o crescimento celular, para que as células implantadas se integrem ao tecido circundante.
O primeiro resultado é uma cartilagem que poderá no futuro ser implantada em pacientes com lesões ou ajudar a crescer novamente a cartilagem em áreas específicas, como nas juntas.
Impressão robotizada
O sistema híbrido produziu peças de cartilagem com estabilidade mecânica muito superior àquelas criadas usando apenas as técnicas de bioimpressão tradicionais, baseadas na técnica jato de tinta.
cartilagem artificial manteve suas características funcionais no laboratório e em implantes em animais.
"Esta prova de conceito ilustra como uma combinação de materiais e técnicas de fabricação gera materiais implantáveis duráveis," disse James Yoo, coordenador da pesquisa.
"Outras técnicas de fabricação, tais como sistemas robóticos, estão atualmente sendo desenvolvidos para melhorar ainda mais a produção de tecidos implantáveis," concluiu ele.

Fonte: Inovação Tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário