segunda-feira, 4 de junho de 2012

Disseminando... Estudos da Memória: Abordagens teóricas, soluções práticas

De 02 a 06 de julho de 2012 (segunda a sexta-feira), das 19h às 22h30

Universidade de São Paulo, Campus Butantã


SOBRE O CURSO
A memória tem sido assunto recorrente de pensadores de muitas áreas pelo menos ao longo dos últimos dois séculos. Nos dias de hoje, poucos temas atraem tanto interesse, ocupando um lugar de destaque na academia, na política, na mídia, na vida social. Com a recente criação da Comissão da Verdade e da Lei do Direito à Informação, o tema volta a despontar como objeto premente.

Sob muitas maneiras a memória está infiltrada na experiência humana, associada a um sem número de elementos: a fisiologia, a emoção, a psique, a cognição, o pensamento, a linguagem, entre outros. O avanço do conhecimento científico, somado a novas perspectivas das humanidades, têm reforçado que a memória é um objeto complexo, que requer conhecimentos transversais.

O curso Estudos da Memória: Abordagens teóricas, soluções técnicas busca, de uma perspectiva interdisciplinar, oferecer recursos de base para o tratamento deste tema a cada dia mais próximo e mais inquietante. Com um corpo docente de reconhecida excelência, o curso apresenta ferramentas teóricas, metodológicas e conceituais valiosas para todos os interessados em explorar esse objeto igualmente fascinante e desafiador.



CONTEÚDO E MINISTRANTES
- A memória do ponto de vista da história
Marcia D'Alessio

- Os usos políticos da memória
Soraia Ansara 

- Memória, fontes orais e arquivos
Simone Silva Fernandes
- Fisiologia da memória: O que esperamos encontrar nas nossas cabeças 
André Frazão Helene
- Organização de centros de documentação e memória
Célia Reis Camargo

- Memória e patrimônio cultural
Silvia Zanirato
- Linguagem, identidade e memória
Silvana Mabel Serrani
- Memória e expressões audiovisuais
Ana Carolina de Moura Delfim Maciel
Veja mais sobre o corpo docente no site http://www.usp.br/historiaintelectual 

INSCRIÇÕES
As inscrições estão abertas pelo site http://www.usp.br/historiaintelectual até o dia 30 de junho ou o preenchimento de todas as vagas.
O valor da inscrição é de R$ 190,00 (cento e noventa reais) até 15 de junho, e R$ 210,00 (duzentos e dez reais) de 16 a 30 de junho. A efetivação de inscrição oferece direito a participação em todas as atividades do curso, material de apoio, apostila e certificado de participação com carga horária de 32 horas mediante frequência de 85%.
As taxas podem ser pagas por meio de boleto bancário, transferência eletrônica e cartão de crédito (com opção de parcelamento).


MAIS INFORMAÇÕES
Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual
Departamento de História – FFLCH – USP
E-mail: nehciusp@gmail.com
http://www.usp.br/historiaintelectual

Nenhum comentário:

Postar um comentário